Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/01/2004 09:03

TSE amplia partidos para treinamento na urna eletrônica

TSE

Com o objetivo de facilitar ainda mais o treinamento dos eleitores na urna eletrônica, o Tribunal Superior Eleitoral vai passar de três para cinco o número de partidos simbólicos que irão compor a campanha de esclarecimento do eleitor para as eleições municipais deste ano. Os novos "Partido das Artes" (PTA) e "Partido da História" (PHB) se juntarão aos partidos da Música (PMS), da Literatura (PLT) e da Televisão (PTV), que já existem desde o pleito de 1996.

Para que o eleitor se sinta motivado a conhecer o funcionamento da urna eletrônica, o TSE selecionou 40 personalidades que se destacaram na História e no meio artístico brasileiro. Como este ano será eleição municipal, o eleitor deverá escolher dois candidatos, um para o cargo de prefeito e outro para vereador, de partidos diferentes.

Além de nomes famosos, como os de Carmem Miranda, Jorge Amado, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Chacrinha, Janete Clair, Tirandentes e Princesa Isabel, o Partido das Artes inclui na lista do TSE escultores, escritores e pintores famosos, entre eles Aleijadinho, Euclides da Cunha, Gonçalves Dias, Lima Barreto, José de Anchieta, Olavo Bilac, Candido Portinari e Di Cavalcanti.

O uso dos nomes das personalidades que integram o programa de treinamento da urna eletrônica é devidamente autorizado pelos familiares ou são nomes que já fazem parte da Lei de Domínio Público (9.610), que autoriza o uso do nome da pessoa após 100 anos de seu falecimento.

A campanha ensinando o eleitor a votar na urna eletrônica percorre lugares de grande concentração de público, sempre com o objetivo de atingir o maior número de eleitores. As urnas ficam à disposição dos interessados em shoppings, estações rodoviárias e escolas. O eleitor pode votar quantas vezes quiser. O importante é que na hora da votação verdadeira ele esteja preparado para digitar suas opções na urna.

Levantamento parcial do TSE revela que, para as eleições municipais de outubro, mais de 116 milhões de eleitores dos 5.565 municípios brasileiros escolherão seus candidatos através da urna eletrônica. Esta será a segunda eleição municipal totalmente informatizada.

O sistema eletrônico de votação começou a ser implantado no Brasil em 1996, quando 32,4 milhões de eleitores de 57 municípios, sendo todas as capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, votaram pela primeira vez no computador. Dois anos depois, na eleição geral de 98, esse número saltou para 61,1milhões de eleitores atendidos pelo sistema eletrônico de votação. Na eleição geral de 2002, 115,2 milhões utilizaram-se da urna eletrônica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)