Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE amplia partidos para treinamento na urna eletrônica

TSE - 27 de janeiro de 2004 - 09:03

Com o objetivo de facilitar ainda mais o treinamento dos eleitores na urna eletrônica, o Tribunal Superior Eleitoral vai passar de três para cinco o número de partidos simbólicos que irão compor a campanha de esclarecimento do eleitor para as eleições municipais deste ano. Os novos "Partido das Artes" (PTA) e "Partido da História" (PHB) se juntarão aos partidos da Música (PMS), da Literatura (PLT) e da Televisão (PTV), que já existem desde o pleito de 1996.

Para que o eleitor se sinta motivado a conhecer o funcionamento da urna eletrônica, o TSE selecionou 40 personalidades que se destacaram na História e no meio artístico brasileiro. Como este ano será eleição municipal, o eleitor deverá escolher dois candidatos, um para o cargo de prefeito e outro para vereador, de partidos diferentes.

Além de nomes famosos, como os de Carmem Miranda, Jorge Amado, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Chacrinha, Janete Clair, Tirandentes e Princesa Isabel, o Partido das Artes inclui na lista do TSE escultores, escritores e pintores famosos, entre eles Aleijadinho, Euclides da Cunha, Gonçalves Dias, Lima Barreto, José de Anchieta, Olavo Bilac, Candido Portinari e Di Cavalcanti.

O uso dos nomes das personalidades que integram o programa de treinamento da urna eletrônica é devidamente autorizado pelos familiares ou são nomes que já fazem parte da Lei de Domínio Público (9.610), que autoriza o uso do nome da pessoa após 100 anos de seu falecimento.

A campanha ensinando o eleitor a votar na urna eletrônica percorre lugares de grande concentração de público, sempre com o objetivo de atingir o maior número de eleitores. As urnas ficam à disposição dos interessados em shoppings, estações rodoviárias e escolas. O eleitor pode votar quantas vezes quiser. O importante é que na hora da votação verdadeira ele esteja preparado para digitar suas opções na urna.

Levantamento parcial do TSE revela que, para as eleições municipais de outubro, mais de 116 milhões de eleitores dos 5.565 municípios brasileiros escolherão seus candidatos através da urna eletrônica. Esta será a segunda eleição municipal totalmente informatizada.

O sistema eletrônico de votação começou a ser implantado no Brasil em 1996, quando 32,4 milhões de eleitores de 57 municípios, sendo todas as capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, votaram pela primeira vez no computador. Dois anos depois, na eleição geral de 98, esse número saltou para 61,1milhões de eleitores atendidos pelo sistema eletrônico de votação. Na eleição geral de 2002, 115,2 milhões utilizaram-se da urna eletrônica.

SIGA-NOS NO Google News