Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRT e TRE encerram Seminário de Direito para Jornalistas

TJ/MS - 09 de setembro de 2004 - 15:43

Duas palestras encerram a programação do 4o Seminário de Direito para Jornalistas, amanhã (10), a partir das 19h30min, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 24a Região), João de Deus Gomes de Souza, ministra a palestra “Linguagem, estrutura e relacionamento com a imprensa”. De acordo com o palestrante, ele pretende abordar a importância do jornalista conhecer os termos jurídicos. “Isso é significativo, uma vez que o jornalista exerce a função de informar a sociedade e isso deve acontecer com o uso da terminologia adequada”, ressalta João de Deus.
Essa é a primeira vez que o TRT participa do Seminário e na opinião do Presidente do órgão essa parceria é importante, considerando que “o evento tem cumprido um papel relevante à sociedade e ao Poder Judiciário, por permitir aos profissionais jornalistas conhecer melhor sobre a estrutura e o funcionamento da justiça em Mato Grosso do Sul”, observou o Juiz.
Na seqüência, o Secretário de Informática do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Rivaldo Pereira Borges aborda o tema “Segurança nas Eleições”. “O momento é oportuno para esclarecer os profissionais da imprensa sobre os questionamentos relativos ao voto eletrônico”, explica Rivaldo, acrescentando que no dia das eleições são comuns as críticas, principalmente quanto à segurança na utilização e à totalização dos votos.
O sistema eleitoral do Brasil hoje é modelo para o mundo todo. Os votos dos mais de 120 milhões de eleitores do país são contabilizados na madrugada do dia seguinte às eleições, graças à evolução do sistema de voto eletrônico, que substituiu a votação por cédulas.
Outros países, como Paraguai, Argentina, México e agora, no dia 17 de outubro, o Equador, estão fazendo uso da tecnologia brasileira para realizar suas eleições. “Mesmo assim, alguns questionamentos são pertinentes e trabalhar com a conscientização em eventos como esse, voltado para os profissionais da comunicação é, sem dúvida, uma grande oportunidade para melhorar a credibilidade do voto eletrônico, que é totalmente seguro”, completa Rivaldo.

SIGA-NOS NO Google News