Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/10/2004 13:40

Troca de partido poderá acarretar perda de mandato

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania está analisando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/95, da ex-deputada Rita Camata, que prevê a perda de mandato para parlamentar que se desfiliar voluntariamente do partido pelo qual se elegeu. Essa proposta não integra o pacote analisado pela comissão especial da Reforma Política por se tratar de PEC. A comissão analisou apenas projetos de lei.
A autora explica que a proposta é moralizadora, "pois não é possível permitir a continuidade desta ciranda que é a troca de partidos por parte dos detentores de mandato eletivo", defende Camata.

Efetivação do suplente
A ex-deputada lembra que o parlamentar, ao abandonar a bandeira de uma legenda partidária, rejeita todas as propostas que pretendia defender. "Nada mais justo que a devolução do mandato ao partido que o elegeu, possibilitando a efetivação do suplente da agremiação ou da coligação partidária".
O deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ) foi nomeado relator da proposta na CCJ, que também está analisando outras 11 propostas apensadas à PEC 42/95.
Hoje, os motivos para perda de mandato são: procedimento declarado incompatível com o decoro parlamentar; não-comparecimento a 1/3 das sessões ordinárias;
perda ou suspensão dos direitos políticos; perda do mandato decretada pela Justiça Eleitoral; e condenação criminal em sentença transitada em julgado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)