Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Troca de extintor de incêndio poderá ser suspensa

Agência Câmara - 26 de fevereiro de 2005 - 10:37

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os donos de carros de passeio e utilitários a trocar os atuais extintores de incêndio por um modelo mais caro poderá ser suspensa. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 1550/05, apresentado pelo deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).
Os extintores mais usados no Brasil são do tipo BC, capazes de apagar incêndios no sistema elétrico e de combustível dos veículos. O novo modelo que passou a ser exigido é do tipo ABC, que também combate chamas em materiais sólidos como pneus, bancos e painel.
Pela Resolução 157/04, do Contran, a substituição deve ser feita no momento em que vencer o prazo de validade do atual extintor. Os veículos fabricados a partir de 2005 já vêm equipados com o modelo ABC.
Na opinião do deputado Eduardo Paes, a resolução atinge o bolso dos motoristas. Ele lembra que o modelo BC custa em média R$ 25, enquanto o ABC sai por R$ 90. "A decisão afeta em muito os proprietários de veículos, que a cada dia perdem poder de compra por causa de decisões despropositadas do Estado", diz Paes.

Tramitação
Ainda não foram definidas as comissões temáticas que vão analisar o projeto, mas a matéria deverá passar pelo Plenário da Câmara antes de ir ao Senado. Se aprovado nas duas Casas, o texto será promulgado pelo Congresso, sem necessidade de sanção presidencial por se tratar de decreto legislativo.



Reportagem - Janary Júnior
Edição - Noéli Nobre


SIGA-NOS NO Google News