Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/10/2004 14:32

Troca de aplicações financeiras fica isenta de CPMF

Maurício Cardoso/ABr

Brasília - A troca de aplicações no mercado financeiro já está isenta, a partir de hoje, da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A "Conta Investimento", criada pelo governo federal para dinamizar o mercado de aplicações e estimular os investimentos de médio e longo prazos, passa a vigorar por meio de lei aprovada pelo Congresso Nacional.

Com a nova conta, o investidor não pagará CPMF na transferência de recursos entre fundos de renda fixa e variável, CDB/RDB, títulos públicos, letra hipotecária e depósitos de poupança integrada nas contas de mesma titularidade, inclusive entre diferentes instituições financeiras. A medida não vale para operações com ações e aplicações em Previdência.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o vice-presidente de Varejo e Distribuição do Banco do Brasil, Edson Monteiro, informou que a partir de agora o cliente tem a opção de fazer a mudança de um investimento para outro sem que o recurso transite pela conta corrente, passando a ser administrado pela Conta Investimento.

Para Edson Monteiro, a criação da nova conta não pode ser vista isoladamente. Ele explicou que a iniciativa vem acompanhada de novas regras de regulamentação e tributação de fundos de investimentos, em função do prazo, e de novas regras de tributação de fundos de Previdência.

A lei que criou a conta também alterou a periodicidade da cobrança do Imposto de Renda sobre as aplicações em fundos de investimentos. Com isso, a alíquota de 20% de IR passa a incidir sobre os rendimentos só no último dia útil dos meses de maio e de novembro ou nas operações de resgate, o que ocorrer primeiro.

Com a "Conta Investimento", o investidor terá liberdade para movimentar suas aplicações e buscar maior rentabilidade sem se preocupar com a incidência da CPMF na hora de migrar de uma aplicação para outra. O tributo só será cobrado quando houver saque do dinheiro por meio de conta-corrente e na transferência de recursos de conta-corrente para a "Conta Investimento". No segundo caso, a CPMF será cobrada apenas uma vez (no ato da transferência), desde que o dinheiro seja mantido em um dos tipos de investimentos contemplados pela conta investimento.

O vice-presidente do BB acredita que a medida deve incrementar a cultura do investimento no país. "É uma nova realidade que o país se propõe a implantar e a conta de investimento é o primeiro grande salto", afirmou.

O novo serviço é uma conta de depósito específica para a movimentação de aplicações financeiras com alíquota zero de CPMF. O cliente pode abri-la no banco que desejar e todo o dinheiro destinado a aplicações deverá passar por essa conta, que não permite a utilização de cheques ou cartão magnético.

Em caso de resgate, o recurso baixado da aplicação será creditado na "Conta-Investimento", onde permanecerá até que o investidor decida se vai reinvestir ou depositar em conta-corrente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)