Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/08/2008 10:26

Trigo tem espaço significativo para o cultivo em MS

Cerca de 200 mil hectares de área em Mato Grosso do Sul são consideradas ‘filé mignon’ para o cultivo do trigo. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Lazzarotto, que na manhã desta terça-feira (12) apresentou uma nova cultivar para produtores, profissionais e estudantes da região em um Dia de Campo.

Segundo ele, a expectativa de produção é de, pelo menos, 100 mil hectares o que já estaria bom se fosse produzido no Estado, com a inclusão do trigo no sistema de produção. “Nós temos tecnologia e potencial genético para isso, com qualidade industrial. Além disso, o trigo quebra o ciclo de pragas, das doenças da soja e do milho, supera as adversidades climáticas, é altamente rentável e pode ser multiplicado pelos produtores de sementes local”.

No Dia de Campo foi apresentada, em especial, o pré – lançamento de uma nova cultivar criada em Dourados através de um cruzamento de variedades da Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Trigo, com bom potencial produtivo, palha durável, resistente ao apodrecimento para a cobertura do solo, de ciclo curto, tipo pão e que dá em média de 3 a 4 grãos por espiga.

No campo experimental da Embrapa, 350 plantas foram cultivadas por metro quadrado, com adubação adequada, com expectativas de produção de 3,5 mil quilos do produto por hectare. O pesquisador explicou que essa variedade é estudada desde 1994 e que agora será lançada para a disponibilidade de sementes em 2009. A farinha dessa nova cultivar é levemente amarelada, ideal para massas, e o custo de produção se concentra na adubação.

A Embrapa vem conseguindo, via melhoramento genético, ‘driblar’ a geada e a seca com as novas cultivares do trigo. A estratégia da empresa é trabalhar na busca de produção de, pelo menos, metade do consumo interno em todo o território nacional que atualmente importa 70% do produto. Cerca de 90% da produção ainda se concentra na região Sul, mas o País tem condições de cultivo em todas as regiões, principalmente em Mato Grosso do Sul.

Para superar a dificuldade de comercialização do produto, o Brasil depende principalmente do volume de produção, mas no Estado, por exemplo, além do potencial físico, o governo possui logística adequada, com armazéns para estocagem do trigo.

No Dia de Campo, onde participaram em torno de 250 pessoas, também foram apresentadas as variedades BRS, pelo pesquisador Manoel Calos Bassoi, da Embrapa Soja, as cultivares IPR, pelo pesquisador Luiz Alberto Cogrossi Campos, da Fundação Meridional e outras culturas de inverno como centeio, triticale e aveia, pelo pesquisador Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste. O evento foi realizado em parceria com a Embrapa Trigo e Embrapa Transferência de Tecnologia, com apoio das Fundações Vegetal e Meridional.




Fonte: Euclides Maranho,supervisor da área de comunicação e tranferência da Embrapa Agropecuária Oeste Embrapa










Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)