Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2014 16:50

Tribunal designa datas para instalação de novas varas

TJMS

Estão publicadas no Diário da Justiça desta quinta-feira (27) as portarias nº 182, 187 e 188, que designam as datas de instalação de três novas varas.

A 7ª Vara Criminal de Campo Grande será a primeira a ser instalada, no dia 14 de abril. Pela portaria não haverá a realização de sessão solene para o ato, mas isso não tira a importância da instalação, que atende solicitação da Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ). Nesta vara especializada, a CIJ implantará uma nova forma de depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Na prática, a 7ª Vara Criminal atenderá processos que envolvam direito da infância e juventude. Ao propor a criação da vara com competência para processos de crimes contra crianças e adolescentes, a CIJ apontou que atualmente este tipo de processo é distribuído para as varas criminais e recebe o mesmo tratamento dos demais, quando deveria ter a garantia de tramitação rápida e prioritária.

No dia 25 de abril, às 10 horas, será instalada a 2ª Vara da Comarca de São Gabriel do Oeste, no edifício do Fórum. Atualmente, São Gabriel do Oeste tem apenas uma vara em funcionamento e responde também pelo distrito de Areado.

A instalação da nova vara justifica-se pelo grande número de processos distribuídos na comarca, já que estão em trâmite 7.522 processos, dos quais 5.472 são cíveis e 2.050 criminais. Não se pode esquecer que a instalação de novas varas ou elevação de uma comarca para entrância superior leva em conta, entre outros requisitos, o aumento no volume de processos e objetiva melhorar a prestação jurisdicional.

No dia 30 de maio, às 16 horas, será a vez de Ponta Porã, que terá instalada a 2ª Vara Criminal. A Comarca de Ponta Porã atende também os municípios de Laguna Carapã, Aral Moreira, Antônio João e o distrito de Sanga Puitã, e a instalação da nova vara justifica-se pela intensa atividade criminosa na região, já que, por fazer fronteira com o Paraguai, é corredor do tráfico de drogas internacional.

A nova vara contribuirá para a celeridade na atuação do Judiciário, pois, de acordo com dados da Coordenadoria de Estatística do Tribunal de Justiça, na Vara Criminal já existente tramitam 6.046 processos.

Ressalte-se que a instalação das novas varas nas comarcas do interior só será possível em consequência da desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos do Buriti, permitindo que o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente do TJMS, cumpra mais um compromisso firmado, que é a reestruturação dos órgãos judiciais para assegurar a efetiva prestação jurisdicional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)