Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tribunal de Justiça de MS lança coletânea de discursos

TJ/MS - 19 de dezembro de 2006 - 07:22

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou uma Coletânea de Discursos de Posse dos Presidentes do Tribunal de Justiça com objetivo de revelar o estado de ânimo desses homens que se viram diante do encargo de comandar a mais alta corte de Mato Grosso do Sul, além de suas trajetórias como magistrados, seus receios, seus sonhos.

Na coletânea, um verdadeiro registro histórico do Poder Judiciário, será possível perceber a evolução da justiça de MS, as dificuldades e as superações desde a divisão do Estado. Ao longo das narrativas das oratórias será possível perceber a crescente transformação do judiciário brasileiro, comprovada pelos números e pela evolução tecnológica.

Como se pode comprovar no livro, as administrações da justiça estadual sempre estiveram atentas às mudanças e não mediram esforços para facilitar o acesso à justiça aos jurisdicionados.

A pequena viagem no tempo - proporcionada pelos discursos - começa no biênio 1979/1980, com o Des. Leão Neto do Carmo, e termina com a fala do atual líder, Des. Claudionor Miguel Abss Duarte. Para o Des. Jesus Oliveira Sobrinho (aposentado), segundo presidente do Tribunal de Justiça de MS, há alguns anos, quando se tentou escrever a história dos 100 anos do Judiciário de Mato Grosso, não havia nenhum registro sobre essa evolução. “Um livro como esse garante que todos os detalhes do Judiciário sejam preservados”, observou Jesus.

O Des. Higa Nabukatsu, também aposentado, tem a mesma opinião do Des. Jesus e acrescenta que este é um produto prático para consulta.

Autoria do texto:

Secretaria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News