Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

14/07/2003 14:52

Tribunal de Justiça bateu recorde em julgamentos

Assessoria

No primeiro semestre de 2003, o Tribunal de Justiça registrou 7.512 processos distribuídos e 7.272 processos julgados. Como a média semestral é relativamente compatível em volume no ano, a Secretaria Judiciária prevê chegar a praticamente 15 mil processos distribuídos e 15 mil processos julgados até o final do ano. Isto significa que haverá um crescimento de quase 100% na produção em relação ao que foi registrado há cinco anos. No ano de 1999 foram distribuídos 8.423 processos e julgados 7.379. São praticamente 20% de processos a mais a cada ano, como demonstra o relatório da Secretaria Judiciária.
Os fatores podem ser atribuídos a diversos fenômenos e acontecimentos, segundo o Diretor da Secretaria Judiciária, Cornélio Martins Gonçalves, entre elas a implantação do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) em diversas comarcas, a criação de novas varas, a inauguração do novo Fórum de Campo Grande, a nomeação de dezenas de novos juízes, a criação de cargos de juízes auxiliares e a nomeação de assessores para juízes. Tudo isso fez com que aumentassem os números de decisões. “Aumentando o número de decisões, sejam sentenças ou despachos, aumentam os número da distribuição, posto que cada decisão tem seu recurso próprio”, comenta.
Por outro lado, o próprio Estado, quando adota políticas preventivas, como campanhas de combate ao tóxico e de combate ao contrabando, aumentam o número de prisões. “A economia, quando está degradada leva a população ao desespero, as pessoas cometem crimes, casais se separam, há aumento da inadimplência e tudo isso tem um reflexo direto no Poder Judiciário”, conclui Cornélio.
Além disso, o relatório demonstra que o Judiciário continua fazendo a sua parte com louvor. Só no primeiro semestre de 2003 já foram julgados 10% de processo a mais que o total anual julgado em 1998. Na projeção para o final do ano isto demonstra que haverá um recorde de julgados, podendo atingir a marca dos 200% de aumento. Em contrapartida, o número de desembargadores e de servidores aumentou muito pouco, passando de 21 para 25 desembargadores, e de 68 para 81 servidores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)