Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/05/2006 06:50

Tribunal de Contas inicia implantação de software livre

Shislaine Vieira / Campo Grande News

Como contrapartida ao Promoex (Programa Nacional de Apoio à Modernização do Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros), o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) inicia na próxima semana a implantação de 50 microcomputadores com uso de software livre.
A lei estadual nº 2.649, sobre o software livre, estimula a utilização de programas abertos, livres de restrições proprietárias quanto à sua cessão, alteração e distribuição em equipamentos de informática e sistemas na Administração Pública Direta e Indireta, as Autarquias, as Fundações Públicas e Empresas Públicas.
O Promoex deve investir em todo o País cerca de US$ 64,4 milhões e Mato Grosso do Sul deve ficar com R$ 3,8 milhões deste recurso proveniente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O diretor Administrativo e Financeiro do TCE/MS, Alexandre Augusto Brandes, explica que os 50 microcomputadores cobrem apenas uma parte das necessidades do órgão e que, após estudos, mais equipamentos serão adquiridos para atender todas as áreas técnicas e administrativas.
O Governo Federal também recomenda a utilização de software livre, tanto que já existe o Guia Livre (Guia de Referencia de Migração para Software Livre), cujo TCE/MS se baseia para iniciar a implantação do novo sistema de informática.
Atualmente o CPD do TCE/MS possui 10 servidores com sistema operacional livre (Linux) sendo, cada um, responsável por um serviço específico.
Segundo o assessor chefe de Informática do TCE/MS, Francisco Puig, o SuSE Linux 10.0, que está sendo utilizado pelo órgão, inclui uma ampla seleção de aplicativos que facilitam diversas tarefas de computação (suíte para escritórios, e-mail, Internet, processamento de imagens, multimídia e muito mais), além de um subconjunto de pacotes para usuários avançados, incluindo pacotes importantes de recursos de rede e desenvolvimento, como o Samba, o Apache Web Server, o KDevelop, o Mono entre outros. O SUSE Linux está disponível em versões de 32 e 64 bits, e fornece mais de 4 mil pacotes recentes de software de código-fonte aberto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)