Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Triagem pode ajudar no combate à anemia falciforme

Agência Notisa - 16 de julho de 2004 - 08:58

Anormalidades nas hemoglobinas — pigmentos dos glóbulos vermelhos responsáveis por fixar o oxigênio do ar e ceder aos tecidos — podem causar uma série de doenças, dentre elas a anemia falciforme. A triagem neonatal, ou seja, logo após bebê nascer permite a identificação dos portadores dessas anormalidades, e conseqüentemente um diagnóstico precoce. É o que mostram pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em artigo publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2004 da revista Cadernos de Saúde Pública.

Segundo eles, “a identificação de hemoglobinas anormais em recém-nascidos permite o diagnóstico precoce de portadores de anemia falciforme, evitando ou reduzindo as complicações clínicas da doença, particularmente as infecções pneumocócicas que constituem uma das principais causas de mortalidade nesses pacientes”.

Por isso, a equipe resolveu investigar a prevalência de hemoglobinopatias (anormalidades nas hemoglobinas) em neonatos, por intermédio da triagem do sangue do cordão umbilical em uma população da cidade de Natal (RN). Para tanto, foram analisadas, entre janeiro e dezembro de 2001, 1.940 amostras de sangue de cordão umbilical de recém-nascidos escolhidos aleatoriamente em três maternidades públicas da cidade.

Os pesquisadores observaram que das 1.940 amostras, 37 apresentaram algum tipo de anomalia, prevalecendo a anemia falciforme. Além disso, segundo eles, a maior prevalência de hemoglobinas anormais (2,11%) foi encontrada nas crianças cujas mães eram provenientes de outros estados do Brasil, porém residentes na cidade de Natal. No entanto, não há uma explicação para o fato. Todos os recém-nascidos que apresentaram algum tipo de anormalidade na hemoglobina receberam acompanhamento médico.

Nesse sentido, a equipe afirma que os resultados obtidos permitem recomendar a implementação de um programa para triagem neonatal de hemoglobinopatias no estado, oferecendo orientações e aconselhamento genético às famílias das crianças portadoras de hemoglobinas anormais. Segundo os pesquisadores, também “torna-se necessária a expansão dos centros de triagem para detectar estas alterações genéticas, a fim de permitir um melhor conhecimento sobre esse grupo de doenças hereditárias”.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News