Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/01/2010 20:32

Três municípios paulistas registram mais de 900 casos de dengue em janeiro

Daniel Mello, Agência Brasil

São Paulo - Os municípios de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, no interior paulista, registraram 924 casos de dengue nos 19 primeiros dias de janeiro. O número é 15 vezes maior do que os 60 casos contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde nas três cidades no mesmo mês do ano passado.


O número representa um terço do número de pessoas que contraíram dengue nesses municípios em 2008, que foi de 2.709. Em todo o estado, foram registrados 7.547 casos de dengue no ano passado e 7.187 em 2008.

Araçatuba confirmou 335 casos da doença neste mês, enquanto em 2008 havia registrado apenas um doente em janeiro, e 209 durante todo o ano.

Para combater o problema, funcionários da prefeitura estão realizando mutirões de limpeza em locais de proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor do vírus causador da dengue. Esses grupos também buscam orientar a população sobre a importância de evitar acúmulo de água parada para prevenir a reprodução do mosquito.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de São José do Rio Preto confirmou 452 casos da doença na primeira quinzena de 2010, mais da metade dos 968 contabilizados ao longo do ano passado. A diretoria informou ainda que começaram a ser adotadas as medidas para destruir os criadouros das larvas do mosquito e a aplicação de inseticida para eliminação do inseto adulto.

Em Ribeirão Preto, foram contabilizados 137 casos. Em janeiro do ano passado, foram 39 os casos e 1.532 em todo o ano.


Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria, existe uma “situação epidêmica” localizada na zona leste da cidade. Por isso, ela ressaltou que o órgão está buscando localizar rapidamente os casos para poder tratar adequadamente os doentes mais graves.

No último mês de novembro, o Ministério da Saúde realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) que colocou dez municípios paulistas em alerta para surto de dengue. Segundo a pesquisa, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Guarulhos, Marília, Santos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Sebastião estavam com níveis de infestação por larvas do mosquito acima dos considerados seguros.

Segundo o ministério, o alto índice de chuvas e as altas temperaturas são fatores que podem ter contribuído para o aumento da infestação. No entanto, o órgão ressaltou que à época não era possível “correlacionar o aumento somente a estas variáveis climáticas”.



Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)