Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Três Lagoas:registra oito casos de tuberculose

Perfil News - 24 de março de 2005 - 15:42

Nos três primeiros meses de 2005, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose registrou oito novos casos da doença em Três Lagoas. A informação é do coordenador do programa, Antonio Carlos Modesto. Segundo ele, desde o dia 14 deste mês o programa iniciou a campanha de luta contra a tuberculose. “Em Três Lagoas nós iniciamos a campanha no dia 14, com divulgação de panfletos e palestras em escolas, os atendimentos à população iniciou mesmo esta semana”, acrescentou.

Com o objetivo de detectar novos casos de tuberculose, a chamada de demanda oculta, a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose teve início na última segunda-feira e encerraria nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Combate a Tuberculose. “Como na quinta-feira será ponto facultativo, nós estaremos dando continuidade à campanha na próxima semana”, informou o coordenador.

Modesto explicou que todos as Unidades Básicas de Saúde e Programas de Saúde à Família (PSFs) estão realizando os atendimentos. Desde o dia 14, mais de 46 pessoas já foram consultadas apenas no Centro de Atendimento Médico (CEM). Só na quarta-feira mais de 12 pessoas haviam sido atendidas pelo programa. “É muito importante que as pessoas que sintam os sintomas da doença procurem o posto de saúde o mais rápido, o método é simples: primeiro ele passará por uma consulta e depois realizará o exame de escarro, caso dê positivo ele será encaminhado ao médico do programa, o pneumologista Michel Thomé Junior, para iniciar o tratamento”, explicou ele.

TUBERCULOSE

Transmitida pelo bacilo de koch, que penetra no organismo pelas vias aéreas superiores, a tuberculose possui dois tipos: a pulmonar (que atinge principalmente os pulmões) e a extra-pulmonar (que pode atingir outros órgãos como: gânglios, rins, bexiga, intestino, ossos, olhos entre outros). De acordo com o coordenador, cerca de 1/3 da população mundial possui o bacilo alojado, mas a doença ainda não se manifestou. “De cada 100 pessoas infectadas pelo bacilo, normalmente 5% irão desenvolver a doença, já que a tuberculose é uma doença oportunista e ataca quando o sistema imunológico está baixo”, comentou ele.

Modesto informou também que antes de ser diagnosticada e iniciar o tratamento, uma pessoa com a doença já infectou pelo menos outras dez pessoas. “A contaminação da tuberculose acontece pelo ar, através da tosse, escarro, espirro e gotas de saliva do infectado”. Devido a esse motivo, quando um caso é confirmado, toda a família do paciente passa por uma triagem.

DADOS

De 1997 a 2004, o programa registrou 286 casos de tuberculose em Três Lagoas, o que corresponde a uma média de 40 casos por ano. Os casos mais comuns são o de tuberculose pulmonar, com 94% o que corresponde a 269 casos. Em 2004 foram 27 casos, sendo 26 pulmonares e uma extra-pulmonar. Este ano foram oito casos, cinco pulmonares e três extra-pulmonares. As estatísticas divulgadas pelo programa apontam também que 70% dos casos da doença são do sexo masculino, com 202 casos e 84 casos em mulheres, o que corresponde a 30%.

A faixa etária mais atingida está entre 30 a 44 anos, com 29,5%, seguida da faixa de 45 a 59 anos. Em sete anos o programa registrou 20 mortes de pacientes com a doença e quatro óbitos por tuberculose.

No Brasil, estima-se que oito milhões de casos novos são diagnosticados por ano. De seis a oito mil pessoas morrem de tuberculose por ano. Conforme Modesto, entre as doenças infecciosas, a Tuberculose é a que mais mata. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, 10 pessoas morrem por segundo desta doença no mundo, são 60 mil por semana e dois milhões por ano.

SIGA-NOS NO Google News