Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Três Lagoas apresenta a maior valorização de terra

Daniel Pedra - Midiamax - 03 de agosto de 2007 - 09:53

Três Lagoas é o município do País que apresenta a maior valorização de terra no Brasil e onde o agronegócio está realmente crescendo no País, conforme levantamento exclusivo que o Instituto FNP fez para a Revista Dinheiro Rural. Na média, a valorização nominal do hectare nas 11 cidades líderes chegou a 132,5% entre abril de 2002 e abril de 2007, sendo que a menor variação foi de 85% em Presidente Prudente (SP) e a maior, de 294%, em Três Lagoas (MS).

De acordo com o levantamento, o avanço do etanol neste ano começou a alterar o mapa da produção agropecuária em todos os Estados, sendo que as pastagens antigas e tradicionais cedem cada vez mais espaço para a cana-de-açúcar. Esse tipo de análise sobre as cidades que tiveram a maior valorização de terras nos últimos cinco anos mostrou que a cana está na metade delas.

Procurando alcançar esse ideal de diversificação, hoje Três Lagoas é a cidade com maior valorização de terra no Brasil. Só o Grupo Votorantim, que encampou o maciço florestal da Internacional Paper, realizou um aporte de R$ 3,2 bilhões numa fábrica de papel e celulose e ainda está em processo de arrendamento mais 40 mil hectares, somando um total de aproximadamente 150 mil hectares já plantados.

Também de forma incipiente vem ocorrendo o plantio de cana-de-açúcar na região para usinas de açúcar e álcool, que planejam se instalar na cidade. Essas usinas pretendem chegar em Três Lagoas e já manifestam o desejo de uma planta industrial com o valor de aproximadamente R$ 54 milhões de investimentos. Essas obras já receberam o indicativo do governo estadual por meio do Conselho de Desenvolvimento Industrial.

A pecuária, por conseqüência, perdeu muito espaço na cidade por conta do eucalipto que abastece com sua matéria prima a maior fábrica de papel e celulose do mundo. Entretanto há inúmeros produtores que continuam na atividade. “Considero um processo natural decorrente da industrialização, que se iniciou nos anos 90, exigindo da população essa transformação cultural que antes predominava na pecuária e agora é altamente industrial”, diz o secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Três Lagoas, Cristovam Canela.

A expectativa da vinda de pessoas de outras localidades para a cidade é de um crescimento constante, tendo em vista as principais obras da VCP – Votorantim Celulose e Papel. Só essa fábrica pretende trazer á cidade, em meados de 2008, mais de 10 mil empregados. O crescimento que se projeta em termos de habitantes em 10 anos está estimado para 30%, de 100 mil habitantes passará para 130 mil. A única preocupação de Três Lagoas hoje, é qualificar profissionalmente essa mão de obra que chegará nos próximos anos.

SIGA-NOS NO Google News