Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/08/2007 09:53

Três Lagoas apresenta a maior valorização de terra

Daniel Pedra - Midiamax

Três Lagoas é o município do País que apresenta a maior valorização de terra no Brasil e onde o agronegócio está realmente crescendo no País, conforme levantamento exclusivo que o Instituto FNP fez para a Revista Dinheiro Rural. Na média, a valorização nominal do hectare nas 11 cidades líderes chegou a 132,5% entre abril de 2002 e abril de 2007, sendo que a menor variação foi de 85% em Presidente Prudente (SP) e a maior, de 294%, em Três Lagoas (MS).

De acordo com o levantamento, o avanço do etanol neste ano começou a alterar o mapa da produção agropecuária em todos os Estados, sendo que as pastagens antigas e tradicionais cedem cada vez mais espaço para a cana-de-açúcar. Esse tipo de análise sobre as cidades que tiveram a maior valorização de terras nos últimos cinco anos mostrou que a cana está na metade delas.

Procurando alcançar esse ideal de diversificação, hoje Três Lagoas é a cidade com maior valorização de terra no Brasil. Só o Grupo Votorantim, que encampou o maciço florestal da Internacional Paper, realizou um aporte de R$ 3,2 bilhões numa fábrica de papel e celulose e ainda está em processo de arrendamento mais 40 mil hectares, somando um total de aproximadamente 150 mil hectares já plantados.

Também de forma incipiente vem ocorrendo o plantio de cana-de-açúcar na região para usinas de açúcar e álcool, que planejam se instalar na cidade. Essas usinas pretendem chegar em Três Lagoas e já manifestam o desejo de uma planta industrial com o valor de aproximadamente R$ 54 milhões de investimentos. Essas obras já receberam o indicativo do governo estadual por meio do Conselho de Desenvolvimento Industrial.

A pecuária, por conseqüência, perdeu muito espaço na cidade por conta do eucalipto que abastece com sua matéria prima a maior fábrica de papel e celulose do mundo. Entretanto há inúmeros produtores que continuam na atividade. “Considero um processo natural decorrente da industrialização, que se iniciou nos anos 90, exigindo da população essa transformação cultural que antes predominava na pecuária e agora é altamente industrial”, diz o secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Três Lagoas, Cristovam Canela.

A expectativa da vinda de pessoas de outras localidades para a cidade é de um crescimento constante, tendo em vista as principais obras da VCP – Votorantim Celulose e Papel. Só essa fábrica pretende trazer á cidade, em meados de 2008, mais de 10 mil empregados. O crescimento que se projeta em termos de habitantes em 10 anos está estimado para 30%, de 100 mil habitantes passará para 130 mil. A única preocupação de Três Lagoas hoje, é qualificar profissionalmente essa mão de obra que chegará nos próximos anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)