Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Três em cada quatro brasileiros não usam camisinha

Monique Maia/ABr - 16 de fevereiro de 2007 - 16:40

Brasília - Os brasileiros são quase unânimes em apontar a camisinha como a maneira mais eficiente de evitar a aids, mas boa parte deles tem o hábito de não usá-la na hora de fazer sexo.

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz revelou que 75% da população sexualmente ativa não usa preservativo em todas as relações sexuais, apesar de a grande maioria (95,9%) citá-lo como principal forma de prevenção contra aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo mostrou também que 60% da população entre 15 e 54 anos não costuma usar camisinha com parceiros fixos, e que isso é responsável pelo aumento no número de mulheres casadas portadoras do vírus HIV. Quando a relação sexual é com parceiros eventuais, a relação se inverte: 33% não usa.

Os dados foram registrados a partir de um sistema de monitoramento de aids da fundação (Monitoraids), que cruza dados do Ministério da Saúde com indicadores do Programa Global de Aids no Brasil e da instituição internacional Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que haja 600 mil soropositivos no Brasil.


SIGA-NOS NO Google News