Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Três dicas para evitar o efeito sanfona

Gazeta Esportiva - 28 de agosto de 2017 - 11:00

Emagrecer o corpo promove uma série de benefícios em questões de saúde física, mental e social. Uma pessoa com o corpo magro e ativa, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e inúmeros riscos, passa a ser exemplo para que a sociedade consiga combater o mal do sedentarismo e obesidade.

Um grande desafio entre as pessoas que emagrecem está na manutenção dos resultados obtidos, evitando o tão temido efeito sanfona. Para isso, adotar estratégias eficientes como a prática de atividade física regular, ter hábitos alimentares saudáveis e evitar comportamentos de riscos podem fazer grande diferença.

Ao falar de emagrecimento, se faz necessário que haja um balanço energético, de modo que exista maior gasto de energia durante o dia comparado à quantidade de energia consumida. Mantendo o equilíbrio e adaptações necessárias para cada indivíduo, torna-se possível o emagrecimento sem sofrimento, aprendendo a ter ações e controlar inclusive emoções que possam sabotar todo o processo de ficar gordo.

Para verificar as principais causas do ganho de peso novamente, pesquisadores avaliaram um grupo de pessoas e descobriram questões interessantes e que se todos refletirem encontrarão a resposta sem muito esforço. As pessoas que chegaram a engordar de novo tiveram em comum o excesso de consumo energético, diminuição do gasto por meio de atividade física assim como hábitos alimentares inadequados, com a ingestão de alimentos calóricos.

Partindo dessa evidência, abaixo seguem três dicas para ajudar você a nunca mais ter o tão temido efeito sanfona:

Mude comportamentos: todos nós que adquirimos alguns padrões de risco para a saúde apresentamos comportamentos de risco. Pensar em evoluir gradativamente, nesse sentido, pode ser bem mais eficiente do que pensar em sabotar algo que é para a vida toda;

Defina desafios e recompensas: os desafios nos motivam por serem questões que conseguimos superar com esforço próprio e de forma planejada. Para cada desafio, precisamos abrir mão ou reduzir algo que fazemos para aquilo que queremos. Planeje, a cada conquista, recompensas saudáveis para se manter motivado a sempre evoluir. Mas, atenção, tome cuidado para não exagerar na dose e se prejudicar com o excesso;

Pare de procrastinar: deixar para segunda, próximo mês ou ano só irá atrasar sua vida e, nesse meio tempo, pode colocar riscos para sua saúde. Defina um objetivo e se esforce, dando o seu melhor. Ações trazem resultados, desculpas trazem prejuízos.

Lembre-se sempre de procurar orientação de profissionais competentes, que te ensinem como ir, para onde ir e qual a maneira mais segura para você. Sua saúde agradece a cada comportamento que evolui e mantém de forma regular. Tenha sempre um propósito, se esforce e os bons resultados e manutenção do que você se tornou será consequência.

Bons treinos e equilíbrio nas escolhas são mais eficientes do que restrições que só se conseguem fazer por um tempo curto. Tudo está na maneira como lidar com seus pensamentos e ações. Aproveite para começar a ser e fazer hoje sua maior transformação!

Thiago Meira é Personal Trainer, graduado bacharel e licenciatura em Educação Física, pós graduado em Educação Física Escolar, pós graduando em Nutrição e Suplementação para Atividade Física, Saúde e Desporto. É Mastermind WTTC, coach de saúde e CEO Life Coach Gym. Especialista em emagrecimento para pessoas que não gostam de exercício físico.

SIGA-NOS NO Google News