Cassilândia, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Últimas Notícias

31/12/2017 11:00

Três dicas de como aproveitar o verão e se proteger do câncer

Gazeta Esportiva

Nesta semana começa o verão, época do ano muito esperada pelos brasileiros devido às altas temperaturas, temporada de férias e viagens. Durante a estação, é importante ficar atento aos cuidados necessários com a saúde, uma vez que a exposição ao sol e outros hábitos típicos podem ter papel importante no desenvolvimento de diferentes formas de câncer, como o de pele. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) reuniu algumas medidas importantes para auxiliar na prevenção da doença.

Confira a seguir três passos para reduzir os riscos de desenvolver câncer ao longo da vida.

Adote alimentos saudáveis em sua dieta

Já é conhecimento geral dos brasileiros que comer bem é um importante passo para prevenir o câncer. Segundo constatou a pesquisa “Panorama sobre Conhecimento, Hábitos e Estilo de Vida dos Brasileiros em relação ao Câncer”, realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), apenas 8% da população discorda da afirmação que comer saladas, frutas e legumes tem papel importante contra a doença.

De acordo com o estudo, um em cada quatro brasileiros não come regularmente verduras, metade da população não ingere legumes cozidos e nove em cada dez brasileiros não come castanhas, alimentos essenciais para a prevenção da doença. Enquanto isso, 50% da população afirmou que bolos e doces fazem parte de sua dieta. Entretanto, a verdade é que a alimentação do brasileiro poderia ser bem melhor.

“A importância de ter uma dieta balanceada é que castanhas, leguminosas, frutas, cereais e folhas possuem nutrientes que fortalecem a defesa do corpo, podendo, por exemplo, inibir a chegada de compostos cancerígenos às células. Além disso, durante o verão, a ingestão de alimentos mais leves ajuda a circulação do sangue e a digestão. Portanto, durante os dias quentes da temporada, busque acrescentar mais opções saudáveis ao seu cardápio”, orienta a Dra. Clarissa Baldotto, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Hidrate-se sempre e cuidado com as bebidas alcóolicas

Com as altas temperaturas do verão, o organismo perde mais água, fazendo com que a necessidade de ingestão de líquido aumente. Porém, com a chegada das confraternizações de fim de ano, é comum que as bebidas alcoólicas ocupem mais espaço na hidratação da população do que a água: dois em cada cinco brasileiros ingerem álcool em maior ou menor grau, de acordo com a pesquisa da SBOC.

“Apesar de termos identificado por meio do estudo que a ingestão de álcool é reconhecida pela população como um fator de risco, sete a cada dez brasileiros dizem saber que beber aumenta o risco de desenvolver alguma forma de câncer, há uma resistência muito grande contra abandonar o hábito. Ao todo, 11% da população diz que não evitaria o consumo de álcool. Para evitar complicações ao longo da vida, prefira, sempre que possível, hidratar o corpo com água e sucos naturais, principalmente, durante o verão”, diz Dra. Clarissa Mathias, diretora da SBOC.

Pratique exercícios, mas sempre se protegendo do sol

Nos últimos anos, estudos científicos atestaram que indivíduos que mais se exercitaram apresentaram um porcentual menor de diversos tipos de câncer como o esofágico, fígado, pulmão, cólon e mama. Entretanto, o que o Panorama descobriu é que os brasileiros deixam a desejar nesse quesito. Ao todo, 50% da população diz não praticar qualquer atividade física. O problema é ainda mais grave entre as mulheres (56%) e pessoas acima de 50 anos (54%).

A boa notícia é que, com a chegada do verão, dias de sol e praia, o número de pessoas exercitando-se, especialmente ao ar livre, tende a aumentar. O hábito é ótimo, desde que com a proteção adequada contra o sol. Segundo a pesquisa da SBOC, se proteger do sol é citado por 86% dos brasileiros como uma atitude preventiva importante. Porém, um em cada quatro brasileiros admite que não o faz – índice que aumenta para um a cada três entre os mais jovens com idades entre 18 e 29 anos.

“Para não substituir um hábito maléfico pelo outro, é importante sempre se proteger do sol, aplicando protetor solar sobre a pele, usando óculos escuros e chapéu para evitar o câncer de pele, variedade mais comum entre os tumores no país”, conclui a Dra. Andreia Melo, diretora da SBOC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Janeiro de 2018
07:45
Uma cidade que cuida de sua história
Sexta, 19 de Janeiro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)