Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tremor de terra atinge Montes Claros, em Minas Gerais

Thaís Leitão, Agência Brasil - 18 de abril de 2013 - 10:00

Brasília – Mais um tremor de terra atingiu na manhã hoje (18) o município de Montes Claros, em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre feridos e os chamados recebidos pela corporação são relativos apenas a pequenas rachaduras, principalmente em residências.

O soldado plantonista do Corpo de Bombeiros em Montes Claros Alexandre Freitas disse, em entrevista à Agência Brasil, que moradores de diversos bairros sentiram o tremor por volta das 7h20. Ele explicou que o órgão aguarda avaliação do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para saber a intensidade do tremor.

“Ainda não temos um levantamento preciso sobre as ocorrências porque as equipes estão na rua, fazendo vistorias juntamente com a Defesa Civil do município. Ainda não sabemos exatamente a intensidade, mas estamos trabalhando com a hipótese de todos os bairros terem sentido o tremor”, disse.

O bancário Frederico Pereira, 30 anos, morador do bairro Cidade Nova, região sul da cidade, disse que acordou com o abalo. “É uma sensação muito estranha, de desconforto e descontrole sobre a situação. É como se alguma coisa estivesse passando por baixo da terra e a gente não pode fazer nada”, relatou.

Segundo ele, no entanto, a sensação não foi pior do que a do fim do ano passado, quando foi registrado o último tremor na cidade mineira, em 19 de dezembro.

“Daquela vez foi pior porque dois tremores foram sentidos durante a madrugada e, com tudo escuro, houve desespero e pânico. A sensação de impotência foi maior e muita gente, no meu prédio mesmo, desceu com colchão, foi dormir dentro dos carros”, disse.

Antes disso, o último sismo em Montes Claros havia sido registrado em 15 de novembro, de 2,3 graus na escala Richter, considerado de intensidade fraca. O maior abalo já registrado no município atingiu 4,2 graus, em 19 de maio deste ano.

No fim do ano passado, a prefeitura de Montes Claros informou que 174 tremores de terra de magnitudes fraca a moderada foram contabilizados na cidade no período de julho a dezembro de 2012.

Atualmente, nove sismógrafos monitoram a ocorrência de tremores de terra em Montes Claros, sendo cinco equipamentos da Universidade de São Paulo (USP) e quatro da UnB.

Edição: Lílian Beraldo

SIGA-NOS NO Google News