Cassilândia, Sábado, 29 de Abril de 2017

Últimas Notícias

08/02/2008 18:03

Tremor de 6,8 graus atinge o litoral norte do país

Tatiane Saraiva /ABr

Brasília - O litoral norte do país foi atingido hoje (8) por um tremor de 6,8 graus na escala Richter. Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, o tremor foi registrado por volta das 7h30, a pouco mais de 1.500 quilômetros a nordeste de Belém (PA), e não há risco de ocorrer tsunami (onda ou série de ondas gigantes no mar).

“Esse é um tremor forte, podem acontecer na seqüência tremores de menor magnitude, mas não tivemos notícia de que foi sentido em algum lugar do Brasil. Não há perigo de conseqüências danosas para o país”, afirmou Barros.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico, de acordo com agências internacionais de notícias, informou que há uma pequena chance de uma grande onda atingir o Mar do Caribe, mas descartou a ameaça de tsunami.


Barros disse ainda que com um terremoto dessa magnitude sempre surge a preocupação de ocorrência de tsunami, porque o tremor foi no limite entre a placa da África e a da América do Sul. Ele explicou que os tremores acontecem em função do deslizamento de uma placa em relação a outra, ao longo do que os geólogos chamam de falhas transformantes.

“Os terremotos que geram tsunami são aqueles que fazem o fundo oceânico levantar. Esse terremoto no meio do Oceano Atlântico não movimenta o fundo – simplesmente uma placa desliza contra a outra e isso não gera movimentação da massa, portanto não gera tsunami”, acrescentou.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)