Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/09/2007 17:09

Trem que levava ministros é atingido por tiros no Rio

Adriana Brendler /ABr

Rio de Janeiro - Um trem que levava os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, foi atingido por tiros e pedras durante uma visita às obras de recuperação do acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro.

O ataque ocorreu na favela do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense, com o trem em movimento, depois que o veículo já havia ultrapassado a comunidade Parque do Arará. No local, cerca de 450 casas estão sendo retiradas por meio de uma parceria envolvendo o Ministério das Cidades, o governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Rio.

A malha ferroviária de cargas do estado do Rio de Janeiro, que dá acesso ao Porto do Rio, é cercada por várias favelas dentro da capital. A ocupação da área férrea por moradias irregulares vem ocorrendo há cerca de 20 anos, dificultando a passagem dos trens e favorecendo o roubo de cargas. Cerca de R$ 10 milhões foram investidos na construção de muros ao longo da via e na indenização dos moradores que deixaram o local.

O trem com os ministros trafegava em baixa velocidade para que cinegrafistas e fotógrafos pudessem registrar o resultado das obras quando foi atingido por tiros e pedras que partiram de um grupo de homens armados. As cerca de 70 pessoas, entre a comitiva dos ministros e do governo do estado e imprensa, ficaram junto ao chão para se proteger. Na volta, novos tiros foram disparados. Os seguranças das autoridades reagiram, mas ninguém ficou ferido.

Para o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, o episódio demonstra que o Estado brasileiro tem que estar cada vez mais presente nas comunidades. "Não necessariamente com polícia, mas com investimentos, com atuação nas comunidades, com investimentos na área social, na geração de emprego e renda", sugere Brito.


"Isso não pode de forma alguma nos intimidar. Ao contrário, demonstra que nós temos que continuar com o processo de investimento, que é absolutamente correto, porque estamos gerando emprego e condições dignas de vida para a população.”

Na avaliação do ministro das Cidades, Marcio Fortes, é preciso continuar investindo nas favelas no Rio de Janeiro. “Nós estamos investindo muito aqui no Rio na urbanização das favelas e na área de saneamento. No total estamos colocando, com as contrapartidas R$ 3,8 milhões de reais, para melhorar a qualidade de vida, com investimentos sólidos nessa área que é única maneira de termos tranqüilidade”.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participou da solenidade de inauguração das obras, mas segundo a assessoria, não visitou as obras em função em outros compromissos agendados.

De acordo com o subsecretário estadual de transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, a recuperação da linha férrea vai permitir triplicar a capacidade de acesso ferroviário ao Porto e integrará um conjunto de projetos para expandir em 70% a participação do terminal portuário no comércio internacional até 2010.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)