Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: treinos de corrida para quebrar a monotonia

Mundo Fitness

Ativo - 03 de maio de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: treinos de corrida para quebrar a monotonia

Apesar de a corrida ser uma atividade simples, calçar um par de tênis e sair correndo por aí sem planejamento e um mínimo de conhecimento pode ser não apenas chato como também perigoso. O atleta corre o risco de se lesionar e de ficar entediado com a corrida, pois não saberá variar entre os diferentes tipos de treino.

Além de quebrar a monotonia, a variação vai provocar uma série de estímulos no corpo que vão gerar reações e, consequentemente, melhorias no rendimento do atleta e em seu condicionamento físico. Abaixo, o diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva, Rodrigo Lobo, explica os principais tipos de treino e o objetivo de cada um deles.

Intervalados
Até que o corpo da pessoa esteja adaptado à corrida, este será o seu treino principal, já que, nessa fase, os intervalados irão mesclar trote e caminhada. Com mais treino, o tempo usado para caminhar vai diminuindo cada vez mais até que o atleta consiga fazer todo o treino correndo. Com o tempo, os intervalados vão passar a ter uma variação de intensidade de corrida, tendo como objetivo melhorar a eficiência biomecânica e fisiológica do atleta.

Longo
Geralmente feito nos finais de semana, este treino tem um ritmo mais lento e tem como foco a distância. Para iniciantes, apesar do nome, ele ainda terá pouca duração, pois o atleta ainda está em fase de adaptação. Conforme for evoluindo, as distâncias vão aumentando, assim como a resistência física do corredor.

Progressivo e regressivo
Enquanto o progressivo começa em uma intensidade mais baixa e aumenta gradativamente, o regressivo inicia mais rápido e termina em um ritmo confortável. É indicado para corredores que já tenham um mínimo de experiência. Ambos permitem variadas combinações e servem para que o atleta adquira maior controle do pace e programe sua estratégia de prova.

Fartlek
Um método de treinamento sem uma sequência lógica que inclui todo tipo de variação: diferentes intensidades, subidas e descidas e os mais variados tipos de terreno (asfalto, grama, terra batida, areia etc.). Os diferentes estímulos físicos e psicológicos geram ganho de força e resistência e ajudam a quebrar a monotonia dos treinos.

Tempo run
Indicado para corredores intermediários e experientes, esse treino tem a finalidade de ajudar o atleta a bater uma meta de tempo em uma prova. Por exemplo, um corredor que esteja treinando para completar 5 km em 30 minutos faria séries de tiros longos em um pace 6 min/km. O objetivo da estratégia é fazer com que ele consiga sustentar esse ritmo de corrida durante toda a prova.

SIGA-NOS NO Google News