Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/12/2017 11:04

Treino no final de ano: como encarar o período do verão sem erros

(*) Rodrigo Lobo/ Ativo.com

Alguns amam o verão, estação que tem tudo a ver com a atividade física e o cuidado com a saúde. Outros, nem tanto. As temperaturas e a umidade altas acabam sendo vilãs para quem não se prepara para enfrentá-las.

Esta época do ano nos remete a algumas peculiaridades, tais como a fuga dos esconderijos e a intensificação da vida social, o cuidado com a saúde, as festas, férias, descanso e reflexões.

Esse é um dos momentos mais favoráveis para cuidarmos de nossa saúde. Normalmente sentimos menos vontade de comer guloseimas, podemos aproveitar as atividades aquáticas e ao ar livre.

Aproveite este momento para ter uma rotina de treinamentos e corrigir os maus hábitos alimentares. Incentive as crianças e os jovens à prática de atividades esportivas, tais como andar de bicicleta, jogar bola com os amigos, brincar na piscina, em vez de passarem horas na frente do computador e da televisão.

Temos o ano inteiro para cuidar de nossa saúde por meio da prática regular de atividades físicas, do controle da alimentação, do equilíbrio emocional. Mas, a partir do momento em que esses cuidados não são tomados, a decepção e o desespero começam a nos incomodar. Em alguns casos, é possível contornar a situação por meio de muita dedicação e esforço, já em outros, é necessária uma reformulação mais complexa dos hábitos e da rotina.

Para entendermos melhor esse fato, uma analogia pertinente pode ser feita com o ambiente escolar. No colégio ou faculdade, quem não levar a sério as atividades e acumular tudo no final, corre sérios riscos de precisar fazer a recuperação, já quando o problema é mais sério, a reprovação é certa. Em ambas as circunstâncias, o estresse acaba sendo o grande vilão.

Para os reprovados, recomendo fortemente que reflitam sobre o ocorrido. Estabeleçam novas metas e procurem ajuda de profissionais especializados (médicos, nutricionistas, educadores físicos psicólogos etc), pois reprovações sucessivas podem resultar em quadros irreversíveis.

Por outro lado, ainda há tempo para os que ficaram de recuperação. A recomendação para o grupo dos “preguiçosos” é não deixar a atividade física em segundo plano e tampouco descontrolar a alimentação.

Já para o grupo dos “bagunceiros”, sugiro que tomem cuidado com o abuso de treinos para tentar recuperar a boa forma, evitando assim possíveis surpresas desagradáveis.

Quem passou de ano sem grandes obstáculos, mantendo-se ativo, seguindo uma dieta saudável e respeitando as horas mínimas de sono, pode aproveitar com moderação tudo o que a estação e as festas oferecem em vez de sofrer com as privações. Essa é uma das recompensas mais desejadas por todos.

Antes de sair por aí correndo, nadando ou jogando, faça um exame médico completo e procure um profissional capacitado para orientá-lo:

- Beba bastante água
- Use protetor solar
- Use roupas leves
- Evite alimentos gordurosos

Aproveitem bem o verão, porém, antes de pensar em prejudicar o corpo com o excesso de bebidas e as tentações calóricas das festas, captem a boa energia da estação, cuidem da saúde e comecem 2018 com a mente leve e o corpo saudável.

(*) Rodrigo Lobo - Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)