Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: treinar mais favorece maior emagrecimento?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 20 de julho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: treinar mais favorece maior emagrecimento?

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a prática de exercícios físicos e manutenção da saúde os sujeitos deveriam se exercitar ao menos 150 minutos por semana. Tal indicação, vale dizer, não se adequa a sujeitos obesos. Para estes, o tempo dedicado à atividade física é de 300 minutos semanal.

Embora um maior gasto energético apareça entre os principais fatores para o emagrecimento efetivo e duradouro, estudos recentes apontam que o nosso organismo se adapta ao maior volume de treino e ajusta o seu gasto calórico em repouso para baixo, ou seja, o organismo gasta menos energia em repouso do que gastava antes de você iniciar a prática regular de exercícios físicos.

Algumas pesquisas conduzidas com acelerômetros demonstraram maior gasto de energia ao se aumentar os níveis de exercícios físicos. Por outro lado, estudos ecológicos têm verificado que essa relação de quanto mais exercícios maior será o gasto energético total do organismo não ocorre, pelo menos não da forma como estamos acostumados a entender. Dessa forma, o corpo se adapta ao exercício físico e reduz a energia gasta em outras atividades fisiológicas, dificultando, assim, o emagrecimento.

Então, o que fazer? Simples: siga treinando.

A prática regular de exercícios físicos exerce inúmeros benefícios ao organismo, dentre os quais o aumento da massa muscular e da densidade mineral óssea, melhora da resistência à insulina, evitando assim o diabetes tipo 2, controle e redução da massa de gordura corporal, melhora do sistema cardiovascular, entre outros inúmeros.

Não há dúvidas de que os exercícios físicos são, ou ao menos deveriam ser, uma condição indispensável para aqueles que buscam uma longevidade autônoma e vigorosa. Porém, quando se fala em emagrecimento, a associação entre exercícios físicos diários e restrição calórica aparece como ótimos aliados no combate à obesidade.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

SIGA-NOS NO Google News