Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Treinar em jejum é um equívoco

Gazeta Esportiva - 20 de abril de 2018 - 11:00

Durante a realização de qualquer atividade física, nosso organismo necessita de energia. Até mesmo em repouso necessitamos de energia para realizarmos nossas funções vitais, como por exemplo, respirar. Esta energia é proveniente do alimento que ingerimos nas refeições. Aliás, nossas refeições devem conter carboidratos, gorduras e proteínas de uma maneira equilibrada.

Durante o treinamento físico, nosso organismo necessitará de glicose para realizar os movimentos exigidos pelo exercício físico. Contudo, quando nosso corpo fica muitas horas sem ingerir qualquer alimento, a quantidade do estoque de carboidrato fica muito reduzida, prejudicando seu fornecimento. O organismo então recorre ao estoque de gordura do indivíduo.

A geração de energia da gordura, porém, fica prejudicada, pois é dependente do metabolismo de carboidratos, os quais estão escassos neste momento no organismo da pessoa que está realizando a atividade física. Neste momento então, inicia-se o metabolismo predominante de proteínas, ou seja, proteólise.

Com isso, a geração de energia é proveniente de massa magra do indivíduo. Ou seja, a pessoa começa a perder músculos durante a atividade física.Vale reforçar, portanto, o conceito da bioenergética: o metabolismo de gordura é dependente de um nível razoável de carboidratos no organismo, caso contrário, a geração da energia é proveniente de massa magra. Treinar em jejum é uma maneira de reduzir a quantidade de músculos do seu organismo. Assim, recomenda-se que não realize tal procedimento.

Por Prof. Dr. Newton Nunes Instagram: @nunesnewton www.areadetreino.com.br

SIGA-NOS NO Google News