Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: treinar durante o inverno recompensa no verão

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 26 de maio de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: treinar durante o inverno recompensa no verão

Durante o inverno, experimentar as mais deliciosas receitas, geralmente ricas em calorias e trocar a academia por um bom filme debaixo do cobertor é bem comum. Mas não podemos esquecer de que o verão começa em poucos meses, e aí chega aquela hora em que queremos colocar uma roupa que mostra mais o corpo. Acontece que o descuido durante a estação mais fria do ano pode acabar comprometendo o visual.

Segundo o educador físico Renan Arnoni, 31 anos, proprietário da Academia Arnoni Fitness e do Renan Arnoni Studio Personal, no inverno, as pessoas fazem menos atividades físicas, principalmente quem gosta de fazer exercício ao ar livre. “Nessa época do ano, as pessoas sentem a necessidade de comer mais e, com o frio, preferimos ficar em casa. Isso faz com que elas ganhem peso e percam saúde, ingerindo mais calorias e gastando menos”, explica, ressaltando que, com o clima mais fresco, a sensação de desgaste é menor, a fadiga não é tão grande quanto no calor e a transpiração é menor.

Quem começa a cuidar do corpo agora, durante esses três meses, consegue chegar ao verão com bons resultados. “É importante preparar agora a parte de resistência física, a parte muscular, já perdendo um pouco de peso para que, quando chegar o verão, já esteja com a estética em ordem. Então, se a pessoas começa, agora, no inverno passa por essa fase de adaptação e vai aumentando, gradativamente, a intensidade dos exercícios e, no verão, está com um resultado legal, preparado para pegar mais pesado”, ressalta o educador físico.

De acordo com Renan, não existe idade nem perfil exato para fazer atividade física. “Todos podem fazer. A intensidade vai depender de uma avaliação física, uma conversa com um profissional para que ele possa traçar um plano de exercício com segurança. Pode ser uma criança com 8 anos de idade até uma pessoa com 90, desde que tenha um acompanhamento com atividades adaptadas ao perfil da pessoa”, disse.

Quem quer perder peso ou ganhar massa muscular e definir o corpo deve fazer, basicamente, três tipos de atividade: alongamento, exercícios resistidos (de musculação) e atividades cardiovasculares (aeróbicas).

Ainda segundo Renan Arnoni, o resultado que a pessoa vai apresentar é proporcional à dedicação. “Quem vêm duas vezes por semana na academia vai ter um resultado mais lento em relação a quem vem todos os dias. Quem frequenta a academia todos os dias e se alimenta bem, vai ter um resultado bem mais rápido. Enfim, depende de uma série de fatores, mas com certeza, em três meses, e para quem quer e se dedica, dá para ter um excelente resultado”, comenta.

Renan destaca que a orientação de um profissional da área é importante. “Montamos um programa adequado, considerando a disponibilidade de tempo, o que espera com os exercícios, o histórico de atividade. Também atentamos para as restrições de saúde. Enfim, o aluno vai se adequar a um programa voltado para atendê-lo. Lembrando que a alimentação é fundamental. O nutricionista monta uma estratégia alimentar ba­seado nos horários da pessoa. Têm pessoas que treinam bem, mas não têm uma boa alimentação. E outras que comem bem, mas não fazem exercícios. O ideal é balancear as duas coisas”, lembra.

A dica do educador é se exercitar por, pelo menos, 1h, de preferência, todos os dias e se alimentar bem. “Procure um profissional com experiência para que ele possa orientar, fazendo as atividades de maneira eficaz. É importante procurar uma atividade que goste para fazer com prazer e a longo prazo, não só no verão. Outra dica é não esperar milagre. Quem não gosta de academia, pode fazer corrida ou caminhada. Quem não gosta de exercício ao ar livre e prefere uma atividade mais tranquila, pode procurar um ioga ou pilates. Existem diversas opções”, finaliza.

SIGA-NOS NO Google News