Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRE vai divulgar até 31 de julho lista de candidatos com ficha

Edmir Conceição, TV Morena - 19 de abril de 2010 - 08:19

Até 31 de julho o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) vai divulgar a relação de candidatos com antecedentes cíveis e criminais. Segundo o presidente do TRE-MS, desembargador Luiz Carlos Santini, Todos os candidatos inscritos para as eleições 2010 com processos na Justiça terão suas informações divulgadas no site do Tribunal.

De acordo com o TRE-MS, os partidos terão até o dia 5 de julho para encaminhar as certidões sobre a vida pregressa de cada candidato. “Todas estas informações estarão à disposição do eleitor para que ele, numa simples consulta, conheça os candidatos. Todos devem procurar se informar sobre o passado e presente dos políticos e tirar o melhor para representar o estado ou país”, recomenda o desembargador Santini.

Gastos

A Justiça Eleitoral também vai estar atenta aos gastos dos candidatos. A fiscalização da campanha deve ser rigorosa. “Os partidos terão que explicar de onde saiu a verba investida nos candidatos”, alerta o presidente do TRE-MS.

Para facilitar o processo de fiscalização, as doações para campanha poderão ser feitas pela internet, em conta específica. Além disso, os candidatos e comitês financeiros terão que obter registro junto à Justiça Eleitoral e ter um número de CNPJ. As doações poderão ser feitas via cartão de crédito ou débito e ficará a cargo do candidato a contratação da operadora do cartão para conseguir receber as doações.

Internet

Os candidatos não poderão ter propaganda em sites comerciais, mas não têm restrições para divulgar suas candidaturas em sites de relacionamento e blogs – Orkut, Facebook, Twitter e blogs.

Voto dos presos

Segundo o TRE-MS, ainda está sendo analisada a hipótese do voto dos presos provisórios, que ainda não tiveram condenação definitiva. De acordo com o desembargador Luiz Carlos Santini, a previsão é de que 3 mil pessoas estejam nestas condições. Destes, 60% são de outros estados e precisam fazer a transferência do título até o dia 5 de maio.

Para eleitores que estão fora do domicílio eleitoral, é permitida a solicitação de transferência provisória do título para qualquer capital em que esteja no dia da votação. Nesse caso, só poderá votar para presidente da República.

Quanto às urnas eleitorais, elas permanecerão com o mesmo sistema de segurança. Porém o eleitor vai notar uma diferença na hora de votar. A foto e nome dos candidatos aos cargos de vice e de suplentes de senador vão estar disponíveis. A ordem de votação também foi alterada. O eleitor começa votando pelo deputado estadual (cinco dígitos), deputado federal (quatro), senador em primeira vaga (três), senador em segunda vaga (três), governador (dois) e presidente (dois).

“Com essas novidades, queremos tornar as eleições um processo ainda mais claro para o eleitor, garantindo o direito da democracia”, afirmou Santini. Neste ano, as eleições acontecem no dia 3 de outubro.

“É fundamental levar informações e dar diversos treinamentos para os servidores dos cartórios eleitorais do Estado, tendo em vista que todos precisam estar bem instruídos e treinados para trabalhar em equipe, de forma que possamos alcançar êxito nas próximas eleições”, diz o presidente do TRE, que está coordenando pessoalmente reuniões em cidades polos para o treinamento dos servidores.

As reuniões acontecem em seis cidades pólos. Na semana passada houve reunião em Três Lagoas com os representantes de Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência e Ribas do Rio Pardo. Nesta sexta-feira, 16, as orientações são para servidores de cartórios de Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul e Paranaíba, em Costa Rica.

(*) Com informações do site do TRE-MS

SIGA-NOS NO Google News