Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRE promoverá novas eleições para prefeito em Corguinho

Fernanda França, Campo Grande News - 08 de janeiro de 2009 - 17:33

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) realizará nos próximos dias novas eleições no município de Corguinho, distante 78 quilômetros de Campo Grande.

O juiz eleitoral de Rio Negro – comarca que atende Corguinho –, Alexsandro Motta, enviou no fim da tarde de ontem ofício ao TRE, explicando toda a situação ocorrida no município e solicitando a realização de novas eleições para prefeito.

Agora, o presidente do tribunal, Oswaldo Rodrigues de Melo, se reunirá com os outros membros do pleno, para discutir a questão.

Ubaldo Ribeiro Lopes (PP), eleito no dia 5 de outubro do ano passado, teve seu registro de candidatura cassado no início de dezembro pelo ministro Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em seguida, o vereador Teóphilo Barboza Massi (PDT), que foi eleito presidente da Câmara da cidade, assumiu interinamente a prefeitura, enquanto a situação é solucionada.

Durante o processo eleitoral, a candidatura de Ubaldo chegou a ser cassada, por transporte considerado ilegal de eleitores, mas seus advogados entraram com um recurso no TSE, que o manteve na disputa. Entretanto, após ter vencido a eleição, teve seu registro de candidatura cassado.

Ele entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), mas não há previsão para a questão ser julgada, o que deve levar o TRE a convocar novas eleições.

Ubaldo foi eleito com 1.529 votos (56,34%), contra 1.031 ou 37,99% de Dalton de Souza Lima (PMDB) e 154 votos (5,67%) de Eduardo Masseti (PSDB).

O segundo colocado na disputa não pode assumir o cargo, devido ao fato de Ubaldo ter vencido as eleições com mais de 50% dos votos válidos.


SIGA-NOS NO Google News