Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRE/MT cassa mais um deputado por compra de votos

24horasnews - 25 de novembro de 2007 - 09:16

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso decidiu cassar o mandato do deputado estadual licenciado Gilmar Fabris, do DEM. Emdecisão unânime, O voto do relator, que conduziu a decisão do pleno, diz que há “comprovação inabalável” dando conta da compra de votos praticada pelos partidários de Fabris, opinião seguida por todos os juízes membros do TRE-MT.

A representação por compra de votos, fundamentada no art 41-A do código eleitoral, foi iniciada no município de Poxoréu, através de denúncia encaminhada ao Cartório Eleitoral. A denúncia deu origem a um mandado de busca e apreensão na residência de Sandra Soares Silva. Na ação determinada pelo juiz eleitoral de poxoréu foi apreendida uma caderneta com nomes e local de votação de 99 eleitores, principal prova citada pelos membros do pleno.

A cabo eleitoral de Fabris confessou a execução do delito e relatou que, a pedido de Walterly Ribeiro da Silva, pessoa ligada ao candidato Gilmnar Fabris, passara a trabalhar em prol de sua campanha, oferecendo a eleitores a importância de R$ 25,00 para que votassem no candidato do então Partido da Frente Liberal. Disse, ainda, que muitas pessoas, sabendo disso, passaram a procurá-la, a fim de também “venderem” seus votos.

No processo, a mulher admitiu, igualmente, que o caderno apreendido era utilizado para registrar dados dos eleitores que haviam aceitado o negócio escuso, para posterior acerto de contas. "O candidato nunca se envolve pessoalmente na negociata, até porque isso despertaria muito mais a atenção das autoridades públicas" - observou o Ministério Público Eleitoral na ação contra Fabris.

Além de perder o mandato, Gilmar Fábris deverá pagar multa de 1.000 ufir´s, pena também aplicada à correligionária de Fábris, Sandra Silva.

Fabris é o terceiro político cassado pelo TRE em Mato Grosso, referente as eleições de 2006. Na quinta-feira, o tribunal tornou inválido os diplomas dos deputados Pedro Henry (PP), federal; e Chica Nunes (PSDB), estadual, ambos acusados por praticarem abuso de poder econômico, através da captação ilegal de votos, em Cuiabá.

SIGA-NOS NO Google News