Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/08/2008 19:54

TRE já registrou 51 recursos contra candidatos fichados

Sandra Luz/Campo Grande News

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já recebeu 51 recursos eleitorais questionando o registro de candidatos com “fichas sujas”. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, Dourados é a campeã, com dez recursos, seguida de Itaporã, com oito e Sete Quedas, que teve seis. Em Campo Grande foi apresentado um recurso.

De acordo com o TRE, há casos em que o próprio candidato que teve o registro indeferido pelo juiz eleitoral, recorreu após a análise da vida pregressa. Por meio de assessoria de imprensa, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, disse que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar os candidatos com restrições pode ter causado decepção e frustração para a população. “A unanimidade dos Tribunais Regionais Eleitorais do País atendia a um clamor da cidadania que exigia e exige ética e a probidade dos candidatos”.

Na avaliação do desembargador, os tribunais eleitorais devem acatar os recursos apresentados pelos candidatos indeferidos por conta da decisão do STF. Melo destaca, como forma de exercício do voto consciente, que os formulários e documentos que acompanham o pedido de registro de candidatura são públicos. “O eleitor tem todo o direito à informação sobre a vida do candidato, inclusive sobre a sua vida pregressa e os dados constantes no seu registro de candidatura”.

Ainda sobre a vida pregressa dos candidatos, o desembargador afirma que “tendo em vista que o processo de registro é público e que, nestes casos, o interesse público deve prevalecer sobre o interesse particular, o Tribunal coloca à disposição dos eleitores interessados sobre a vida pregressa desses candidatos as informações contidas nos processos de registro de candidaturas, pois elas são imprescindíveis para que os maus candidatos sejam defenestrados do processo político-eleitoral”.

Além das cidades citadas, há recursos questionando candidaturas em Paranaíba (dois), Ribas do Rio Pardo (um), Anastácio (um), Dois Irmãos do Buriti (um), Sonora (um), Paranaíba (um), Caracol (um), Bela Vista (dois), Coxim (um), (Brasilândia/Santa Rita do Pardo), Maracaju (um), Jardim (um), Miranda (dois), Ponta Porã (dois), Porto Murtinho (dois), Três Lagoas (dois), Costa Rica (um) e Anaurilândia, (um).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)