Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRE já registrou 51 recursos contra candidatos fichados

Sandra Luz/Campo Grande News - 18 de agosto de 2008 - 19:54

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já recebeu 51 recursos eleitorais questionando o registro de candidatos com “fichas sujas”. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, Dourados é a campeã, com dez recursos, seguida de Itaporã, com oito e Sete Quedas, que teve seis. Em Campo Grande foi apresentado um recurso.

De acordo com o TRE, há casos em que o próprio candidato que teve o registro indeferido pelo juiz eleitoral, recorreu após a análise da vida pregressa. Por meio de assessoria de imprensa, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, disse que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar os candidatos com restrições pode ter causado decepção e frustração para a população. “A unanimidade dos Tribunais Regionais Eleitorais do País atendia a um clamor da cidadania que exigia e exige ética e a probidade dos candidatos”.

Na avaliação do desembargador, os tribunais eleitorais devem acatar os recursos apresentados pelos candidatos indeferidos por conta da decisão do STF. Melo destaca, como forma de exercício do voto consciente, que os formulários e documentos que acompanham o pedido de registro de candidatura são públicos. “O eleitor tem todo o direito à informação sobre a vida do candidato, inclusive sobre a sua vida pregressa e os dados constantes no seu registro de candidatura”.

Ainda sobre a vida pregressa dos candidatos, o desembargador afirma que “tendo em vista que o processo de registro é público e que, nestes casos, o interesse público deve prevalecer sobre o interesse particular, o Tribunal coloca à disposição dos eleitores interessados sobre a vida pregressa desses candidatos as informações contidas nos processos de registro de candidaturas, pois elas são imprescindíveis para que os maus candidatos sejam defenestrados do processo político-eleitoral”.

Além das cidades citadas, há recursos questionando candidaturas em Paranaíba (dois), Ribas do Rio Pardo (um), Anastácio (um), Dois Irmãos do Buriti (um), Sonora (um), Paranaíba (um), Caracol (um), Bela Vista (dois), Coxim (um), (Brasilândia/Santa Rita do Pardo), Maracaju (um), Jardim (um), Miranda (dois), Ponta Porã (dois), Porto Murtinho (dois), Três Lagoas (dois), Costa Rica (um) e Anaurilândia, (um).

SIGA-NOS NO Google News