Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/08/2013 08:12

TRE cassou 13 prefeitos em MS desde outubro; três continuam nos cargos

Zemil Rocha, Campo Grande News

 

Treze prefeitos já foram cassados em Mato Grosso do Sul desde a eleição de outubro do ano passado, mas três ainda permanecem nos cargos. Em cinco municípios, Bonito, Sidrolândia, Jardim, Bela Vista e Figueirão, foram realizadas eleições suplementares em março e julho deste ano, em razão dos cassados terem mais de 50% dos votos, com os novos prefeitos já tendo tomado posse.

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela cassação do 13º prefeito, o de Guia Lopes da Laguna, com convocação de mais uma eleição suplementar.

Há um outro município, Caracol, que chegou a ter eleição suplementar convocada, mas uma decisão do presidente do TRE, Atapoã da Costa Feliz, acabou provocando a suspensão do pleito, até que haja pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade de Caracol, Manoel Viais (PT), que foi eleito com 58,83% para a prefeitura, retornou ao cargo.

Também tinham sido cassados e substituídos pelos segundos colocados nas eleições de outubro de 2012, em razão de terem obtido menos de 50% dos votos, os prefeitos de Aquidauana, Porto Murtinho, Miranda e Paranaíba.

Há ainda os casos de Japorã, em que o prefeito foi cassado em primeira instância, mas conseguiu suspender liminarmente a decisão no TRE, e de Juti, cujo chefe do Executivo teve cassado o mandato em primeiro instância, mas conseguiu reverter a decisão em segunda instância.

O prefeito Vanderlei Bispo (PT), e o vice, Jossé Klasmann, da “Coligação acelera Japorã”, conseguiram revogar a decisão que cassou as candidaturas no dia 30 de julho e permanecem nos cargos por força da liminar. Ambos foram acusados da prática de arrecadação e gastos ilícitos de recursos de campanha eleitoral.

O mais recente episódio de cassação aconteceu ontem. O prefeito de Guia Lopes, Jacomo Dagostin (PDT), que ficou com 56,39% dos votos na disputa eleitoral, foi cassado pelo TER em decorrência de indeferimento de registro de candidatura. O caso dele foi o mais demorado, já que houve recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As primeiras mudanças de prefeito aconteceram em Bonito e Sidrolândia. Geraldo Marques (PDT), em Bonito, e Enelvo Feline (PSDB), em Sidrolândia, ainda nem tinham tomado posse, quando tiveram as candidaturas cassadas.

No caso de Guia Lopes, o presidente do TRE, desembargador Atapoã Feliz, deverá propor que o calendário seja semelhante ao das outras cinco cidades que tiveram eleições suplementares. A previsão de duração do processo eleitoral é de 70 dias, contados do início do período das convenções partidárias até diplomação dos candidatos.

Veja os dados do TRE/MS:

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

a) ELEIÇÃO MAJORITÁRIA

I - Municípios com novas eleições em face de indeferimento do pedido de registro de candidatura de prefeito ou vice eleitos com mais de 50% dos votos:
1) Bonito: RE 125-16 – relator: Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva;
2) Sidrolândia: RE 101-82 – relator: Dr. Des. Joenildo de Sousa Chaves;
3) * Guia Lopes da Laguna: RE 195-57 – relator: Dr. Heraldo Garcia Vitta;
* = TRE julgou o recurso mantendo o indeferimento do pedido de registro. Foi impetrado embargos infringentes por terceiro visando afastar o prefeito e vice, que se encontram tramitando.

II - Municípios com novas eleições em face da cassação do registro/diploma de prefeito ou vice eleitos com mais de 50% dos votos:
1) Figueirão: RE 426-36 – relator: Dr. Heraldo Garcia Vitta;
2) Bela Vista: RE 244-16 – relator: Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva;
3) Jardim: RE 499-56 – relator: Dr. Elton Luis Nasser de Mello;
4) * Caracol: RE 266-74 – relator: Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva;
* = TRE julgou o recurso mantendo a cassação do diploma. Foi concedido efeito suspensivo pelo Presidente do TRE em sede de AC ao Respe impetrado pelo candidato. Contra a decisão o MPE ingressou com Agravo Regimental que se encontra tramitando.

5) Japorã: RE 920-13 - Vanderlei Bispo de Oliveira e Gabriel José Klasmann – relator Des. Josué de Oliveira (O RE encontra-se tramitando no TRE);

III - Municípios com cassação do registro/diploma de prefeito ou vice eleitos com menos de 50% dos votos, onde o 2º colocado assumiu:
1) Aquidauana: RE 312-84 e RE 293-78 – relator: Dr. Amaury da Silva Kuklinski;
2) Porto Murtinho: RE 195-63 – relator: Dr. Elton Luis Nasser de Mello;
3) Paranaíba: RE 242-58 e RE 238-21 – relator: Dr. Elton Luis Nasser de Mello e Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva;
4) Miranda: RE 603-69 e RE 2-29 – relator: Dr. Amaury da Silva Kuklinski;

IV - Municípios com cassação do registro/diploma, pelo juiz de 1º grau, de prefeito ou vice eleitos com menos de 50% dos votos, onde o 2º colocado também foi cassado, cuja somatória ultrapassa 50% dos votos, na hipótese do TRE negar provimento ao recurso:
1) * Aquidauana: AC 148-18 e RE 1-59 – AC 149-03 e RE 626-30 – José Henrique Gonçalves Trindade – relator: Des. Josué de Oliveira;
* = Foi concedido efeito suspensivo pelo relator em sede de AC ao RE impetrado pelo candidato cassado. O RE e a AC encontram-se tramitando.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)