Cassilândia, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

02/07/2016 07:15

TRE apresenta alterações na propaganda eleitoral

Midiamax
MidiamaxMidiamax

Dando continuidade à programação do XII Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (1º/7), o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), Hardy Waldshmidt, explicou as principais alterações no Código Eleitoral, na Lei dos Partidos e na Lei das Eleições para o pleito deste ano. A Minirreforma Eleitoral (Lei 12.891), aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2013, tem a finalidade de reduzir os custos das campanhas. De modo geral, segundo Hardy, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impossibilitar as empresas de fazer doações a candidatos, haverá uma grande mudança na forma de financiamento das campanhas. “Até então, mais de 90% das campanhas eleitorais foram financiadas por empresas. Agora, com a proibição, temos um novo modelo a ser implantado”, destacou.

Esta é a terceira minirreforma eleitoral, após a edição das Leis 11.300/2006 e 12.034/2009. Dentre as várias modificações, Hardy enfatizou os assuntos relacionados à veiculação de propaganda eleitoral. “Nos bens pertencentes ao Poder Público e de uso comum, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza. Ao longo das vias públicas, fica permitida apenas a colocação de mesas para distribuição de materiais de campanha e a utilização de bandeiras. É vedado o uso de cavaletes, bonecos e cartazes”. O período para a divulgação de propaganda eleitoral inicia-se no próximo dia 16 de agosto. O secretário judiciário também falou sobre limitação do tamanho dos adesivos; regras para circulação de carros de som e minitrios; prorrogação do horário do comício de encerramento da campanha eleitoral; crime a conduta na contratação de grupo de pessoas para denegrir a imagem ou ofender a honra de candidato, partido ou coligação pela internet, possibilidade de manifestação e posicionamento pessoal sobre questões políticas nas redes sociais antes do período destinado à realização de propaganda eleitoral.

O Seminário é uma realização da Assembleia Legislativa, sob a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e parceria do Senado Federal. O objetivo é aprimorar, adequar as competências, as condutas e atualizar os conhecimentos relacionados ao processo eleitoral e as alterações introduzidas pela minirreforma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Agosto de 2017
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)