Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tratoraço:700 produtores de MS já confirmaram presença

Famasul Notícias - 21 de junho de 2005 - 13:08

Presidentes e representantes de Sindicatos Rurais de 44 municípios se reuniram nesta segunda-feira na Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul para definir a participação no Tratoraço de 27 a 30 de junho em Brasília.

Mais de 700 produtores rurais já confirmaram a presença no movimento, de vários municípios como Chapadão do Sul, Fátima do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porá e Caarapó. Ficou definido na reunião que Mato Grosso do Sul não irá levar tratores ou outras máquinas agrícolas para Brasília devido a distância entre os dois estados, mas os produtores seguirão em vários ônibus e levarão os animais em caminhões boiadeiros.

O principal objetivo do tratoraço e da mobilização é mostrar para a sociedade e autoridades brasileiras a situação critica da agricultura e da pecuária. Os produtores rurais que já se manifestaram no último dia 31 de maio por todo Brasil, levarão ao Presidente da República algumas propostas para minimizar os efeitos da crise. Não pretendem falar em prorrogação de dívidas, mas da falta de uma política agrícola a altura da dimensão econômica e social da agropecuária.

Para entender as reivindicações do setor é necessário entender as razões da crise, que são: os altos custos de produção, defasagem cambial, baixa remuneração da atividade, falta de mecanismos de sustentação dos preços agrícolas, infra-estrutura deficiente e importações predatórias. As conseqüências disso já podem ser notadas pela redução da atividade econômica e comercial no interior, redução de tecnologia, diminuição da área plantada, queda na produção, queda no PIB, aumento no preço dos alimentos, comprometimento da balança comercial, desemprego e aumento do risco Brasil.

O produtor rural de Campo Grande, Luiz Carlos Spengler, de 79 anos, tem boas expectativas para o tratoraço pela experiência de já ter participado de um movimento semelhante na década de 80. Segundo ele outras categorias fazem barulho e são atendidas e que chegou a hora do produtor rural. “Se não gritar não será ouvido”, diz Spengler.

Programação do Tratoraço

Nos dias 26 e 27 chegarão a Brasília as delegações dos estados. No dia 28 começa a passeata e o estacionamento das máquinas na Esplanada dos Ministérios, além dos manifestos com tratores em frente ao Ministério da Fazenda, panfletagem e painéis demonstrativos da crise. No dia 29 a manifestação começa com um Culto Ecumênico, em seguida serão os pronunciamentos de lideranças. A tarde a manifestação continua com passeata pela Esplanada dos Ministérios, buzinaço, manifestos com aviões agrícolas e doação de sangue. Mato Grosso do Sul estará levando duas toneladas de carne de sol para o almoço especial que será preparado pelos gaúchos, num panelão com capacidade para alimentar 15 mil pessoas.

No dia 30 as lideranças dos estados participarão de audiências públicas da Comissão de Agricultura da Câmara e Senado. Visitas às lideranças políticas no Congresso Nacional, audiências com o Presidente da República, presidente da Câmara e do Senado. Nesse dia os produtores continuarão com os manifestos, assembléias, aquecimento dos tratores, distribuição de alimentos e buzinaço.

Autor:
Time Comunicação



SIGA-NOS NO Google News