Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tratamento supervisionado de tuberculose será ampliado

ACS - Ministério da Saúde - 12 de dezembro de 2004 - 09:59

O Ministério da Saúde cumpre mais uma etapa para a expansão da estratégia do Tratamento Diretamente Observado para a Tuberculose (DOTS). Técnicos das secretarias estaduais de saúde do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia participam, amanhã, em Brasília, de uma oficina promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) cujo objetivo é o de preparar os gestores para a ampliação do tratamento supervisionado dos pacientes com tuberculose. Participam também técnicos das secretarias municipais de saúde das capitais destes estados.

Um dos desafios no controle da tuberculose é impedir que o paciente abandone o tratamento, levando o bacilo que causa a doença a criar resistência aos produtos. Apesar de ter cura e de o Sistema Único de Saúde (SUS) fornecer a medicação contra a doença, a tuberculose acomete 85 mil pessoas a cada ano no Brasil, levando cerca de 6 mil a óbitos.

Causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), a tuberculose pode ser transmitida pela tosse de um indivíduo doente. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, cansaço e perda de apetite. Mais de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar, mas a doença pode atingir vários outros órgãos do corpo (pele, rins, meninges).

A tuberculose é mais comum em jovens e adultos, mas as crianças têm mais facilidade para contrair a doença. Quando existe um caso em adulto, grande parte das crianças de seu convívio são infectadas. A principal medida para controlar a doença é o diagnóstico precoce: todas as pessoas que apresentam tosse com catarro há mais de três semanas são considerados sintomáticos respiratórios e devem procurar uma unidade do SUS para realizar o exame de escarro para tuberculose.

Este ano, a SVS já promoveu a oficina para as secretarias estaduais de saúde da Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco e secretarias municipais de saúde das capitais destes estados.

A oficina ocorrerá a partir das 8h30min.desta sexta-feira, no Hotel Nacional, no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, Bloco A.

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Vigilância em Saúde
Tel.: (61) 315-3676 / 3678 / 9645-3628
Fax: (61) 315-3338
E-mail: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News