Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tratamento odontológico pode prevenir doenças cardíacas

Agência do Rádio - 05 de agosto de 2011 - 09:43

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, cerca de 40 por cento das infecções que ocorrem na camada interna do coração surgem em decorrência de problemas bucais. Isso porque a boca é a porta de entrada para bactérias, que podem cair na corrente sanguínea, aumentando o risco de doenças cardíacas. Para combater o problema, a entidade inaugurou, recentemente, o Núcleo de Atendimento Odontológico ao Cardiopata. Ao todo, serão quatro consultórios equipados com capacidade para atender até 40 pacientes por dia, conforme explica o coordenador do Núcleo, Paulo Moreira:


\"Antes era feito quando ele já tinha indicação cirúrgica, quando ele ia para a cirurgia. Agora nós vamos começar a atuar bem antes, no início do tratamento da doença do coração dele. Então isso já vai trazer um grande benefício para a população que sofre de doenças cardíacas.\"

O Coordenador do Núcleo de Atendimento Odontológico ao Cardiopata, Paulo Moreira, ainda explicou que crianças portadoras de deficiência neurológica, com problemas no coração, também precisam de cuidados especiais, já que a higiene bucal nem sempre é feita com facilidade:

\"O trabalho dos odontopediatras da equipe é juntamente com os responsáveis de alterar essa conduta de higienização, e até mesmo sendo necessário levar essa criança para o centro cirúrgico. O tratamento odontológico lá é feito todo de uma vez, nós temos um consultório móvel no centro cirúrgico para atender a essas situações.\"

O Núcleo de Atendimento Odontológico ao Cardiopata do Instituto Nacional de Cardiologia tem parceria com o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. A equipe é composta de dentistas com mestrado e doutorado em cardiologia e infecção.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News