Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

09/06/2004 16:23

Transplantados de córnea são pouco informados

Agência Notisa

O transplante de córnea é um dos procedimentos cirúrgicos mais importantes da oftalmologia e sua realização aumentou muito nos últimos 40 anos. Para que a cirurgia seja bem sucedida é muito importante que todos os pacientes submetidos a ela entendam o processo pelo qual estão passando. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo resolveram avaliar o grau de entendimento de 42 pacientes transplantados no Setor de Patologia Externa e Ccórnea da Universidade sobre o tipo de doença corneana, o tratamento realizado, prognóstico e sua satisfação com o resultado final.

Em artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2003 dos Arquivos de Oftalmologia, a equipe explica que “todo paciente submetido ao transplante de córnea deve ter uma informação completa sobre o processo cirúrgico, o cuidado pós-operatório e sinais de rejeição, visto que o diagnóstico precoce pode alterar o resultado final do transplante, evitando que o paciente tenha novamente uma limitação visual com suas conseqüências sociais e alteração da qualidade de vida do indivíduo”.

No estudo, os pesquisadores observaram que a média de idade dos pacientes era de 58 anos e que a maioria era aposentada e foi encaminhada ao setor por meio de um serviço público. No momento da entrevista, 76% dos pacientes afirmaram estar usando medicação, sendo a mais comum o colírio de corticóide. Os outros 24% haviam suspendido a medicação ou por ordem médica ou por conta própria. “Chamou nossa atenção o fato de 31 % dos pacientes não terem uma idéia clara da função dos colírios, fato de fundamental importância para a recuperação, já que esta depende da correta aplicação dos colírios”, afirmam no artigo.

Em relação ao conhecimento dos pacientes sobre o processo, quase todos relataram saber o diagnóstico da doença que os levou a fazer o transplante. Entretanto, a equipe observou que 64% não sabiam o que é um transplante de córnea, 95% não sabiam que tipo de transplante foi realizado e a maior parte dos entrevistados desconhecia o que é rejeição. Além disso, a maioria não sabia qual seria a durabilidade da cirurgia e o que é astigmatismo.

Dessa forma, os pesquisadores afirmam que a grande parte dos pacientes não tem entendimento suficiente sobre o tipo de doença corneana, procedimento cirúrgico ao qual foi submetido e os cuidados necessários no pós-operatório, embora estejam satisfeitos com o resultado final. “Definitivamente, os pacientes precisam de uma melhor informação prévia ao tratamento cirúrgico por parte da equipe médica. Eles devem receber palestras educativas, e a comunicação médico-paciente assim como o sistema de atendimento ambulatorial devem ser modificados, visando a uma melhora na qualidade de atendimento do paciente”, concluem.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)