Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Transmissão da gripe suína é inevitável, diz Mandetta

João Humberto, Campo Grande News - 27 de julho de 2009 - 09:32

O secretário municipal de Saúde Luiz Henrique Mandetta, em entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre, da FM Capital, disse que “pela ordem natural das coisas a cadeia de transmissão deve se estender e registrar mais casos”.

Ele considera a gripe suína como qualquer outra gripe que enfrenta ciclos intensos. Mas, de acordo com ele, “vai passar, assim como passaram as outras”.

A diferença dessa gripe para as outras é que o vírus é novo e desde o início o Ministério da Saúde começou a contar caso a caso. “Aí as complicações começaram a se materializar. Isso trouxe sensação de segurança coletiva, que faz a população pensar que essa gripe é pior que as outras”.

A recomendação, no entanto, é que os pais que tem filhos que estudam em colégios fiquem atentos para se precaver. “Caso a criança esteja gripada, não deverá ir à escola”, declarou o secretário.

Para Mandetta, os casos registrados em Campo Grande são considerados normais, pois não há um “novo elemento” circulando com alta intensidade. “Estamos trabalhando com cenário otimista”.

Com chegada da primavera, em setembro, o clima deve ficar mais quente e a gripe vai “diminuir drasticamente”, de acordo com Mandetta. “A umidade relativa do ar tem a ver com a contaminação, principalmente no frio”.

Por isso, o secretário torce para que a umidade relativa do ar fique acima de 31%, pois a baixa umidade e a fuligem fazem com que os quadros de gripe aumentem.

Na semana passada, Mandetta se reuniu com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, e também com equipes da Capital, Três Lagoas e Dourados.

“Discutimos cenários, até porque achamos que existe muita informação para que os pais, principalmente, tenham informação avançada”.

Atualmente, o Estado já registrou seis casos da doença, contudo, a Saúde aguarda o laudo de 19 casos suspeitos na Capital. “Esse número é muito baixo e não espelha a realidade. Esse número deve ser maior”.

Cuidados - Mandetta também frisou que alguns cuidados precisam ser tomados como: lavar as mãos sistematicamente, evitar lugares fechados, proteger o rosto quando for espirrar, não circular perto de pessoas com sistema imunológico baixo, entre outros.

Sobre a produção da vacina em combate à gripe suína, o secretário diz que os laboratórios americanos e os europeus estão travando disputa para ver quem sai na frente. No Brasil, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) é referência no país.

SIGA-NOS NO Google News