Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Transição de carreira e o medo da recolocação no mercado

Gutemberg Macedo (*) - 21 de outubro de 2013 - 14:00

Mudar de área, empresa ou carreira já deve ter passado pela cabeça de diversos profissionais ao decorrer da vida corporativa. Com a ideia de mudança vem também o medo de enfrentar novos desafios e sair do “porto seguro” em que vive na empresa atual. Porém estamos na era da realização, onde o desejo de encontrar uma carreira gratificante tem aumentado e também a busca por uma atividade que permita suprir as necessidades financeiras, assim como a satisfação pessoal.

O que tem acontecido com diversos profissionais no mercado é que alguns não conhecem o universo fora do ambiente da empresa atual, o que os deixa receosos e muitas vezes como medo de buscar novas oportunidades.

O que temos percebido é que esse medo vem da falta de diferentes experiências em outras empresas, o que acaba os deixando menos atrativos para o mercado. Hoje o profissional que possui diferentes experiências, tende a encontrar soluções rápidas, isso acontece por ele estar acostumado com diferentes cenários. Quem não vive diariamente esta realidade acaba tento um medo constante de buscar novas oportunidades de recolocação no mercado.

O receio de enfrentar um novo cenário em outra empresa os afasta de novas e promissoras oportunidades, para ajudar neste período de transição existem empresas e profissionais preparos para dar o suporte necessário quando a decisão de buscar novos rumos for concreta.

Por outro lado também não é legal mudar de empresa constantemente, assim como o mercado não vê com bons olhos profissionais que passaram 20 anos na mesma empresa e depois foram em busca de recolocação. O ideial é o profissional se “reciclar” a cada 4 ou 5 anos, com isso ele terá uma gama de experiências para a vida e para o mercado.

Para minimizar os medos vale lembrar de algumas dicas:

· Fazer um exercício de avaliação da carreira contínuo – Como você esta hoje, suas aptidões, o que precisa ser melhorado, qual sua meta.

· Estar sempre antenado no mercado de trabalho e no desenvolvimento profissional constante.

· Nutrir, manter e renovar o network.

· Estar sempre preparado para novas oportunidades.

Por Gutemberg Macedo,
Presidente da Gutemberg Consultores.

SIGA-NOS NO Google News