Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/10/2013 14:00

Transição de carreira e o medo da recolocação no mercado

Gutemberg Macedo (*)

Mudar de área, empresa ou carreira já deve ter passado pela cabeça de diversos profissionais ao decorrer da vida corporativa. Com a ideia de mudança vem também o medo de enfrentar novos desafios e sair do “porto seguro” em que vive na empresa atual. Porém estamos na era da realização, onde o desejo de encontrar uma carreira gratificante tem aumentado e também a busca por uma atividade que permita suprir as necessidades financeiras, assim como a satisfação pessoal.

O que tem acontecido com diversos profissionais no mercado é que alguns não conhecem o universo fora do ambiente da empresa atual, o que os deixa receosos e muitas vezes como medo de buscar novas oportunidades.

O que temos percebido é que esse medo vem da falta de diferentes experiências em outras empresas, o que acaba os deixando menos atrativos para o mercado. Hoje o profissional que possui diferentes experiências, tende a encontrar soluções rápidas, isso acontece por ele estar acostumado com diferentes cenários. Quem não vive diariamente esta realidade acaba tento um medo constante de buscar novas oportunidades de recolocação no mercado.

O receio de enfrentar um novo cenário em outra empresa os afasta de novas e promissoras oportunidades, para ajudar neste período de transição existem empresas e profissionais preparos para dar o suporte necessário quando a decisão de buscar novos rumos for concreta.

Por outro lado também não é legal mudar de empresa constantemente, assim como o mercado não vê com bons olhos profissionais que passaram 20 anos na mesma empresa e depois foram em busca de recolocação. O ideial é o profissional se “reciclar” a cada 4 ou 5 anos, com isso ele terá uma gama de experiências para a vida e para o mercado.

Para minimizar os medos vale lembrar de algumas dicas:

· Fazer um exercício de avaliação da carreira contínuo – Como você esta hoje, suas aptidões, o que precisa ser melhorado, qual sua meta.

· Estar sempre antenado no mercado de trabalho e no desenvolvimento profissional constante.

· Nutrir, manter e renovar o network.

· Estar sempre preparado para novas oportunidades.

Por Gutemberg Macedo,
Presidente da Gutemberg Consultores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)