Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/12/2004 07:44

Trabalho mostra eficácia e ética do agente comunitário

Agência Notisa

Os agentes comunitários de saúde são pessoas que estão constantemente em contato com moradores de um determinado local. Geralmente eles moram na mesma comunidade ou em áreas próximas. Como não são formados em ciências médicas, esses profissionais são responsáveis por auxiliar as equipes e repassar o que lhes foi revelado. No entanto, todos devem seguir determinadas condutas éticas e saber onde está o limite da privacidade das pessoas, e a maioria segue respeita essas condições. Isso é o que mostram Paulo Fortes e Simone Spinetti, da Universidade de São Paulo em estudo realizado com equipes do Programa Saúde da Família que atuam nos distritos de Santo Amaro e Cidade Ademar (SP).

De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2004 dos Cadernos de Saúde Pública, o agente comunitário vive o cotidiano da comunidade com maior intensidade do que os outros membros da equipe de saúde: “por ter maior proximidade com o usuário, por habitar o mesmo bairro, e ainda, por adentrar freqüentemente ao domicílio do usuário, é importante que se estabeleçam novas relações no tocante às informações pessoais sobre a saúde individual e familiar, garantindo a privacidade daqueles com quem o agente se relaciona na comunidade”.

No estudo, os pesquisadores entrevistaram, em agosto de 2002, 35 integrantes das equipes de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e agentes. Paulo e Simone constataram que todos os membros da equipe mostraram fortes preocupações com o direito dos usuários à privacidade das informações. Segundo eles, “parece ser consensual entre profissionais e gerentes das equipes estudadas que limites devam ser estabelecidos para o agente com relação ao acesso a determinadas informações pessoais dos usuários, como as que se referem ao diagnóstico de doenças, sobretudo as que podem trazer algum grau de estigmatização e/ou discriminação negativa para os usuários, como HIV/AIDS e transtornos mentais”.

Eles verificaram, contudo, que o freqüente contato dos moradores com o agente resulta, muitas vezes, em uma relação de intimidade, fazendo com que eles revelem aspectos íntimos de suas condições de saúde e até mesmo de sua vida pessoal. Nessas situações, eles observaram que os agentes ficam em dúvida se devem ou não repassar a informação para o restante da equipe.

De qualquer forma, Paulo e Simone ressaltam que a presença do agente contribui bastante nas relações com os usuários do sistema público de saúde, uma vez que, além de auxiliarem as equipes, eles ajudam os moradores. Segundo os pesquisadores, às vezes, as pessoas necessitam de amizade, carinho e atenção, e os agentes acabam suprindo essas necessidades.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)