Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/04/2012 03:28

Trabalho em presídio de Bataguassu transforma restos madeira em mesas e bancos

Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira , noticiasms

Bataguassu (MS) – A criatividade e o talento em prol do meio ambiente e da ressocialização. Assim está sendo o trabalho desenvolvido no Estabelecimento Penal de Bataguassu (EPB), onde paletes de madeira, provenientes de caixas que seriam jogadas fora, são matéria prima para a produção de mesas e bancos articulados. A ação, além de representar uma excelente ideia de reaproveitamento de materiais, ainda contribui para a ocupação produtiva dos internos e, consequentemente, com a reinserção social.

A atividade, que teve início na unidade penal há cerca de 40 dias, ainda acontece de maneira bem artesanal, tendo no momento apenas dois internos trabalhando na produção dos móveis. Segundo o diretor do EPB, Eidimar Prado de Freitas, a intenção é instalar uma estrutura de marcenaria no presídio e colocar mais reeducandos para trabalhar. “Já temos o espaço para a marcenaria, mas ainda necessitamos de alguns equipamentos para colocá-la em funcionamento; estamos em busca de parcerias e doações”, comenta o diretor.

Para a produção dos móveis são utilizados pedaços de madeira das caixas utilizadas por uma empresa que confecciona materiais para festas e que tem uma oficina montada dentro do estabelecimento prisional, ocupando mão de obra dos custodiados. “Além das caixas que sobram aqui no presídio, também buscamos outras que sobram na sede da empresa para montarmos os móveis”, explica Prado.

Conforme o dirigente, as mesas e cadeiras produzidas são destinadas a parcerias estabelecidas com o presídio, e o dinheiro arrecado é revertido em prol dos reeducandos que trabalham na produção e para a compra de materiais necessários à montagem e acabamento das peças, como parafusos, lixas e verniz.

Atualmente no EPB, cerca de 70% dos reeducandos estão inseridos em atividades laborais. Além da produção dos móveis, os internos também trabalham em setores como padaria, cozinha, serviços de manutenção e limpeza, entre outros.

Uma das principais atividades acontece por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a empresa “Regina Festas”. No barracão instalado no presídio, 21 reeducandos trabalham na separação e embalamento de artigos para festas. Esse trabalho, além de proporcionar remição de um dia na pena imposta a cada três trabalhados – como estabelece a Lei de Execução Penal (LEP) – garante ainda remuneração aos trabalhadores.

Na unidade, também existe uma extensão da Escola Estadual Polo “Professora Regina Anffe Nunes Betine”, com oferecimento de ensino regular aos internos por meio do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com, aproximadamente, 14% dos internos em sala de aula.

“Apostamos na ocupação produtiva de nossos reeducandos como uma forma de manter a disciplina e prepará-los para retorno ao convívio em sociedade”, destaca o diretor Eidimar Prado.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)