Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trabalho de Delcídio é elogiado no Senado

Cadú Bortolotto - 21 de janeiro de 2006 - 07:32

O trabalho que o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vem fazendo na presidência da CPI dos Correios recebeu nesta sexta-feira elogios de vários parlamentares do governo e da oposição. Ele ocupou a tribuna para relatar as últimas providências da CPI e foi aparteado por senadores de diferentes partidos.O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), afirmou que a CPI está apresentando os resultados que a nação espera e vai concluir sua missão com sucesso.

- Todos sabemos que o Congresso Nacional passou por um momento dramático, dificílimo . Mais de 70 pessoas, como conseqüência da crise, foram ejetadas dos cargos que ocupavam. Procuramos em todos os momentos fazer o dever de casa, fazer o que tinha que ser feito, fazer o que a sociedade cobrava de todos nós. Claro que o senhor sabe que algumas respostas ainda precisam ser dadas. Mas temos absoluta convicção de que o Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar de Inquérito, os dois juntos, vão dar essas respostas, sobretudo porque tem na condução desse processo o senhor, uma figura por todos nós respeitada e querida. O senhor tem trânsito em todos os partidos. Parabéns.Parabéns, mesmo – reiterou Renan dirigindo-se a Delcídio.

O senador Sibá Machado (PT/AC) destacou a tranqüilidade com que Delcídio tem conduzido os trabalhos da CPI.

- Vossa Excelência foi de uma tranqüilidade impressionante. Eu não o conhecia. A escolha para presidir uma Comissão com tamanho foco de atenção, como foi colocada a CPI dos Correios, exigiria realmente uma calma dessa natureza porque se trabalhou com os nervos à flor da pele durante muitos dias. E não eram poucas as dificuldades de se conduzir o ambiente de trabalho. Eu faço esta observação: eu me admirei muito. Não sei se é da sua natureza, porque eu não o conhecia antes. Mas do que eu conhecia fiquei muito bem impressionado. Porque o senhor se colocou à altura da missão que lhe foi atribuída – disse Sibá.

Já o senador Edson Lobão (PFL/MA) elogiou o bom senso de Delcidio, principalmente nos momentos de maior tensão.

- Quero cumprimentá-lo por seu desempenho na presidência dessa Comissão, que poderia ter tido uma atuação de escândalo e incendiária. Todavia, se circunscreveu a uma ação produtiva em favor da vida pública brasileira, com os esclarecimentos que está prestando, com a amplitude, com o horizonte aberto a todas as informações. Conhecendo-o aqui no plenário, eu sabia que esse seria o resultado da sua atuação – afirmou Lobão.

O senador Alberto Silva (PMDB/PI), que acompanhava o discurso do gabinete, foi até o plenário cumprimentar Delcídio.

- O senhor tem feito um trabalho honesto, sério, competente e está fazendo falta aqui no plenário. O país precisa também da sua presença aqui, porque com sua competência , além de dar seriedade à Comissão que Vossa Excelência dirige, e que o Brasil todo reconhece, dá seriedade aos temas fundamentais que aborda – destacou Silva.


Delcídio falou sobre o resultado de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira no Ministério das Relações Exteriores, com os ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e do Itamaraty, Celso Amorim. Os diplomatas brasileiros se comprometeram a contribuir com as apurações que precisam da cooperação do governo dos Estados Unidos.

- Foi uma reunião muito produtiva, e o Itamaraty, a partir de agora, começa a fazer contato com as promotorias de Nova York e de Miami para agendar, até o final deste mês, a visita dos Parlamentares da CPI aos procuradores. Ao mesmo tempo, a diplomacia brasileira prepara o Dr. Alberto Gonzalez, que ocupa um cargo equivalente ao de Ministro da Justiça dos Estados Unidos, para uma conversa telefônica com o Ministro Márcio Thomaz Bastos, para buscar uma maneira de rastreamento das contas que algumas pessoas investigadas pela comissão mantém no exterior – revelou o senador.

Delcídio garantiu que o relatório final da CPI ficará pronto antes do prazo previsto – 11 de abril - para que os parlamentares possam analisá-lo com tranqüilidade. A idéia é apresentar as conclusões no dia 15 de março.

- Na quinta-feira, em uma reunião interna da CPMI dos Correios, montamos o roteiro e a formatação do relatório final da CPI, um relatório que vai ser amplamente discutido. Eu mesmo, desde o início da semana, comecei a tomar as providências devidas. Vamos apresentar um relatório que não só apure as responsabilidades, mas, acima de tudo, contenha propostas do Legislativo para melhorar o controle do sistema tributário nacional.


SIGA-NOS NO Google News