Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trabalhador tem diversas opções para a inscrição no INSS

AgPrev - 17 de maio de 2006 - 14:42

A Previdência Social possui diversas formas de inscrição para quem quer se filiar ao INSS como contribuinte individual ou facultativo. Uma das formas é se deslocar até a Agência da Previdência Social mais próxima ou por meio de agência móvel (PREVMóvel e PREVBarco). As inscrições são aceitas também por telefone - o PREVFone (0800 78 01 91), ou pela Internet, no endereço www.previdencia.gov.br.

Os autônomos devem se inscrever como contribuintes individuais. As donas de casa, os estudantes e todos aqueles que têm interesse em se filiar à Previdência, mesmo sem ter obrigação, devem se filiar como contribuintes facultativos. O trabalhador que tiver inscrição no PIS/Pasep não precisa se inscrever. Basta preencher a Guia da Previdência Social (GPS) e, no espaço adequado, colocar o número do PIS ou do Pasep. A partir do primeiro pagamento em dia, a pessoa será automaticamente considerada inscrita. A Guia pode ser comprada nas papelarias ou, ainda, acessada pela PREVNet - www.previdencia.gov.br (Confira).

Opções - Por telefone, basta ligar para o 0800 78 01 91, número do PREVFone, e seguir as instruções do atendente. O serviço é gratuito. É preciso informar os dados da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento/Casamento ou, ainda, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O CPF também é importante para distinguir pessoas com o mesmo nome.

Os moradores do interior do País têm ainda outra opção: se inscrever pelo PREVMóvel, unidade volante do INSS que percorre locais onde não existem Agências da Previdência Social, ou no PREVBarco, disponibilizado para as comunidades ribeirinhas. (ACS/MPS)

SIGA-NOS NO Google News