Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trabalhador pode ter licença para tratar de doente

Agência Câmara - 22 de julho de 2004 - 16:12

Está tramitando na Comissão de Seguridade Social e Família o Projeto de Lei 3768/04, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para conceder licença ao trabalhador da iniciativa privada em caso de doença na família. O benefício já existe para os servidores públicos.
De acordo com a proposta, o trabalhador terá direito a licença remunerada de até sessenta dias em caso de doença de cônjuge ou companheiro, pais, padrasto ou madrasta, filhos, enteados ou outra pessoa que viva sob sua dependência econômica. O benefício será concedido mediante apresentação de atestado médico e comprovação de que a assistência direta do empregado ao doente é indispensável e incompatível com seu horário de trabalho. Após o período de sessenta dias, o empregado será considerado em licença não remunerada pelo prazo de até noventa dias.
No caso do servidor público, que já tem o direito regulamentado pela Lei 8112/90, a licença remunerada pode chegar a noventa dias, prorrogáveis por igual período por decisão favorável de uma junta médica. Após a prorrogação, a licença passa a ser não remunerada.

Proteção ao trabalhador
O autor da proposta explica que esse tipo de benefício vem sendo conquistado por algumas categorias como direito negociado. “Muitos trabalhadores, porém, não contam com um sindicato forte e nem com a compreensão de seus patrões para permitir o necessário e muitas vezes inevitável afastamento do serviço", argumenta Russomanno.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Da Redação/RO

SIGA-NOS NO Google News