Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/02/2005 15:58

Trabalhador pode simular a aposentadoria pela Internet

AgPrev

O trabalhador filiado à Previdência Social pode simular a contagem de seu tempo de contribuição pela Internet, para saber se já pode ou não se aposentar. Para isso, é preciso acessar a página da Previdência, no endereço www.previdencia.gov.br, e acessar os links “Serviços”, “Calcule sua Aposentadoria” e, depois, em “Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição”.

Nessa tela, deve ser digitado o número do PIS, do Pasep, ou do Cici (Cadastro de Informação do Contribuinte Individual), e informadas as datas de início e fim de todos os vínculos empregatícios. Ao terminar, o contribuinte deve clicar em “Calcular”.

Por se tratar de uma simulação, a contagem de tempo apenas calcula o período de trabalho comum, não fazendo distinção se o período é ou não sujeito a condições especiais que sejam prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador.

Pela Internet, a pessoa também pode calcular o valor de sua aposentadoria, já com as alterações da Lei n.º 9.876, de 29 de novembro de 1999. De acordo com essa lei, no cálculo do benefício são levados em consideração o tempo de contribuição, a idade da pessoa na data da aposentadoria, e a expectativa de sobrevida do segurado na data do início do seu benefício, segundo a tabela de expectativa de sobrevida feita pelo IBGE.

Com isso, é possível calcular os valores do benefício, de acordo com a situação de cada contribuinte, nas diferentes formas de cálculo. Para fazer o cálculo, é necessário clicar em “Serviços” e, depois, em “Simulação do valor do benefício de acordo como a Lei 9.876, de 29/11/1999”. Na tela seguinte, o trabalhador deve escolher uma das situações em que ele se enquadra e, após isso, preencher o quadro “Salários de Contribuição”, a partir de julho de 1994.

São três as opções:

- para o contribuinte com direito adquirido à aposentadoria em data anterior à Emenda n.º 20, de 16/12/1998.

- para o contribuinte que fez jus à aposentadoria em data posterior à Emenda n.º 20, de 16/12/1998, mas anterior à nova lei (n.º 9.876, de 29/11/99).

- para o contribuinte que tem direito a benefícios com base na nova lei (n.º 9.876, de 29/11/1999).

Depois de preenchido o quadro com os valores dos salários, o sistema fará o cálculo do benefício e o segurado poderá imprimi-lo. O contribuinte deve estar ciente de que o cálculo final pela Internet, tanto da contagem do tempo de contribuição como do valor do benefício, é uma simulação e não tem validade legal. Por isso, quando da concessão real do benefício, o resultado pode sofrer alterações.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)