Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TPM: hormônios realmente afetam o humor?

Minha Vida - 15 de abril de 2016 - 16:00

Entra mês, sai mês, lá vem menstruação, lá vai tensão pré-menstrual (TPM. Nem é preciso ser especialista, nem muito observador para perceber uma clara diferença: as mulheres têm muito mais alterações de humor do que os homens. E esta estreita relação humoral-hormonal, obviamente, tem tudo a ver com esta montanha russa de emoções.

O papel do estrógeno

O estrógeno é o principal hormônio feminino. É ele que, na época na puberdade transforma o corpo da mulher conferindo a ela as curvas femininas, com acúmulo de gordura em regiões específicas. Além disso, o estrógeno auxilia a maturação dos óvulos (ainda folículos nos ovários) preparando o corpo para uma futura gestação, e junto com a progesterona, faz com que o ciclo menstrual aconteça.

Mas o estrógeno não tem apenas um papel estrutural no nosso corpo. Ele também vai modelar o cérebro ao longo da vida, desde dentro do útero das mães, na adolescência e vida adulta. A ação dele, combinada com outros hormônios, vai determinar a diferença de comportamento básica entre homens e mulheres. Estudos avançados em neurociência demonstram que, apesar de homens e mulheres terem estrógeno agindo nos seus cérebros (homens bem menos que as mulheres) é justamente pela diferença de quantidade, mas também pela diferença nos receptores destes hormônios, que teremos diferentes respostas de comportamentos entre os sexos. Este é um campo de estudos que ainda começa a ser desvendado.

Estrógeno na TPM

Além dessa ação mais cerebral, nas mulheres o estrógeno está intimamente relacionado com o humor. É na TPM que ele mostra seus efeitos mais importantes. Quando falamos em TPM, os sintomas da redução do estrógeno próximos à menstruação estão relacionados à depressão, raiva sem razão, perda de concentração ou memória e sentimentos de menos valia.

E junte-se ao estrógeno a ação e outros hormônios do organismo: nosso conhecido hormônio cortisol, liberado na corrente sanguínea em períodos de maior estresse, os hormônios da tireoide... enfim, são vários ingredientes que devem estar na proporção correta para que a receita do humor esteja sempre equilibrada.

Tratando a TPM

Se é observada uma oscilação de humor no período da TPM, o primeiro passo é uma boa conversa com seu médico. Geralmente o ginecologista já pode identificar se haverá necessidade de tratamento. Uma das possibilidades é o uso dos anticoncepcionais de baixas doses, que pode evitar as oscilações hormonais maiores e com isso prevenir as alterações do humor. Em outros casos, O uso de antidepressivos ou ansiolíticos pode ser indicado.

Por Dra. Andressa Heimbecher Soares - Endocrinologia e Metabologia - CRM 123579/SP

SIGA-NOS NO Google News