Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TPM: Especialista dá dicas de como aliviar os sintomas

Agência do Rádio - 13 de julho de 2011 - 07:17

Chega um determinado período do mês em que a maioria dos homens quer mesmo é ficar longe das mulheres. O temor tem nome: é a tensão pré menstrual, a famosa e perigosa TPM. A assistente administrativa Janaina Trindade Lírio já sofreu com os sintomas da TPM e conta como era essa fase.

\"Na verdade é mesmo a impaciência, a tolerância zero, literalmente, com o marido, filho. Essas coisas, até os colegas de trabalho percebem. Acaba estourando mesmo com os nossos familiares que a gente tem maior liberdade de estar falando, estourando. Se você não se controlar, realmente é fogo.\"

Mas será que é possível controlar os sintomas da TPM? O chefe do serviço de ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso do Rio de Janeiro, Luiz Zamagna, dá duas dicas para aliviar os sintomas da TPM.

\"A ginástica aeróbica ela condiciona o organismo a uma melhor circulação, você produz a endorfina que é um hormônio que libera morfina endógena. Ela age a favor de você ter prazer no que está fazendo. E a pílula anticoncepcional porque ela não deixa o hormônio alterar. Um comprimido que você toma diário e que você pode tomar, se quiser, continuamente. Com isso, você não tem aquela queda e aquela mudança hormonal mensal.\"

Janaína está há, mais ou menos, sete meses tomando pílula de forma contínua e garante que já sentiu a melhora dos sintomas. O especialista explica que a TPM é um fenômeno que ocorre por alterações hormonais. O ciclo feminino é divido em duas partes: a fase estrogênica e da progesterona. Quando encerra o primeiro ciclo existe a queda hormonal para a mulher menstruar. E atenção aos companheiros: o ginecologista alerta que nenhum estudo cientifico comprova a eficácia do chocolate para amenizar os sintomas da TPM.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News