Cassilândia, Sábado, 29 de Abril de 2017

Últimas Notícias

13/10/2009 11:43

Touro Candil abre o jogo do Brasil x Venezuela, amanhã

Na próxima quarta-feira (14), acontece em Campo Grande, no Estádio Morenão, a última etapa das eliminatórias da Copa do Mundo. Quem abre o jogo Brasil x Venezuela é a manifestação cultural "Touro Candil", da cidade de Porto Murtinho.



Um misto de religiosidade e folclore envolve a Lenda do Touro Candil, espetáculo da cidade de Porto Murtinho que também é projeto social. Durante a apresentação dois touros se desafiam para ver quem é o legítimo filho do Touro Candil. Os touros, Bandido e Encantado, são representados pelas cores verde e amarelo, respectivamente. As cores que denotam também os principais tons da Bandeira Nacional demonstram os laços culturais entre Brasil e Paraguai, que são divididos apenas por um rio.



O projeto sociocultural Touro Candil reúne cerca de 90 adolescentes para mostrar através da dança e da encenação traços da cultura murtinhense. O projeto é uma iniciativa para incentivar a participação de adolescentes de 12 à 18 anos em atividades culturais, deixando o tempo ocioso e, assim, se distanciando das ruas. Os jovens participam de todas as etapas de produção do Touro Candil, desde a criação do figurino que é confeccionado com o auxílio do estilista e carnavalesco de Campo Grande, Francis Fabian, à apresentação em si.



Desde 2005 a atração folclórica do Paraguai foi adaptada pelos murtinhenses, criando a disputa dos touros em um espetáculo que mescla teatro e dança, mostrando traços indígenas e religiosos do país vizinho. A brincadeira do folclore popular compreende uma história baseada em lenda da Espanha antiga. Unida à religiosidade do povo da fronteira com o Paraguai, é feita também uma homenagem à Virgem de Caacupê, padroeira do país vizinho e patrona de Porto Murtinho.



Através das cores verde e amarelo, é realizado o “Desafio dos Touros”, semelhante ao que ocorre em Parintins (AM), entre os grupos folclóricos “Caprichoso e Garantido”. Touro Bandido e Encantado mobilizam a comunidade murtinhense nessa disputa saudável, que é primordialmente fator de preservação e fortalecimento da identidade local. A Lenda do Touro Candil se tornou um produto de divulgação da cultura e de fomento ao turismo na região.




Postado por: Marcos Donzeli
Fonte: recordms

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)