Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Touro Candil abre o jogo do Brasil x Venezuela, amanhã

13 de outubro de 2009 - 11:43

Na próxima quarta-feira (14), acontece em Campo Grande, no Estádio Morenão, a última etapa das eliminatórias da Copa do Mundo. Quem abre o jogo Brasil x Venezuela é a manifestação cultural "Touro Candil", da cidade de Porto Murtinho.



Um misto de religiosidade e folclore envolve a Lenda do Touro Candil, espetáculo da cidade de Porto Murtinho que também é projeto social. Durante a apresentação dois touros se desafiam para ver quem é o legítimo filho do Touro Candil. Os touros, Bandido e Encantado, são representados pelas cores verde e amarelo, respectivamente. As cores que denotam também os principais tons da Bandeira Nacional demonstram os laços culturais entre Brasil e Paraguai, que são divididos apenas por um rio.



O projeto sociocultural Touro Candil reúne cerca de 90 adolescentes para mostrar através da dança e da encenação traços da cultura murtinhense. O projeto é uma iniciativa para incentivar a participação de adolescentes de 12 à 18 anos em atividades culturais, deixando o tempo ocioso e, assim, se distanciando das ruas. Os jovens participam de todas as etapas de produção do Touro Candil, desde a criação do figurino que é confeccionado com o auxílio do estilista e carnavalesco de Campo Grande, Francis Fabian, à apresentação em si.



Desde 2005 a atração folclórica do Paraguai foi adaptada pelos murtinhenses, criando a disputa dos touros em um espetáculo que mescla teatro e dança, mostrando traços indígenas e religiosos do país vizinho. A brincadeira do folclore popular compreende uma história baseada em lenda da Espanha antiga. Unida à religiosidade do povo da fronteira com o Paraguai, é feita também uma homenagem à Virgem de Caacupê, padroeira do país vizinho e patrona de Porto Murtinho.



Através das cores verde e amarelo, é realizado o “Desafio dos Touros”, semelhante ao que ocorre em Parintins (AM), entre os grupos folclóricos “Caprichoso e Garantido”. Touro Bandido e Encantado mobilizam a comunidade murtinhense nessa disputa saudável, que é primordialmente fator de preservação e fortalecimento da identidade local. A Lenda do Touro Candil se tornou um produto de divulgação da cultura e de fomento ao turismo na região.




Postado por: Marcos Donzeli
Fonte: recordms

SIGA-NOS NO Google News