Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tosse e pigarro: sintomas atípicos da doença do refluxo ou não é refluxo?

News Med - 23 de agosto de 2015 - 16:00

Para investigar a frequência de pigarro e tosse e se cada um desses sintomas está ou não positivamente associado ao refluxo gastroesofágico foi realizado um trabalho publicado pelo periódico Journal of Clinical Gastroenterology. O estudo foi coordenado pelo Dr. Mustafa Abdul-Hussein, da Medical University of South Carolina, em Charleston.

Muitos pacientes encaminhados para o ambulatório de esôfago para avaliação da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) apresentam sintomas atípicos ou extraesofágicos. Com a tentativa de definir se estes sintomas estão associados à DRGE, foram revisados estudos ambulatoriais de impedância do pH de 267 pacientes encaminhados para avaliação de possíveis sintomas de DRGE, a partir de janeiro de 2012 a dezembro de 2013. Foi avaliada a frequência de tosse, pigarro e sua associação com um número anormal de episódios de refluxo.

As conclusões mostram que apesar da tosse e do pigarro serem sintomas frequentemente relatados por esses pacientes e muitas vezes considerados possíveis sintomas da DRGE, há uma baixa probabilidade de uma associação objetiva. Esta é ainda menos provável se ambos os sintomas estão presentes. Aqueles pacientes que relataram tosse "excessiva" são menos prováveis de terem uma associação positiva com a DRGE.

Fonte: Journal of Clinical Gastroenterology, de 18 de julho de 2015

SIGA-NOS NO Google News