Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tosse e febre são os principais sintomas de pacientes com coronavírus em MS

Entre os 746 casos confirmados até esta quinta-feira, 323 informaram terem os dois sintomas ao mesmo tempo

Midiamax - 22 de maio de 2020 - 07:40

Tosse e febre são os principais sintomas de pacientes com coronavírus em MS

Diariamente, cientistas e médicos por todo o mundo anunciam a descoberta de novos sintomas atrelados ao novo coronavírus (Covid-19), que tem se mostrado agressivo contra diferentes partes do corpo. Contudo, quatro efeitos da doença no organismo são considerados os mais comuns, levando as autoridades de Saúde a solicitarem que os pacientes façam os testes para confirmar se há a infecção: tosse, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar, sendo os dois deles os mais comuns, até aqui, em Mato Grosso do Sul.

Isso não quer dizer que esses sintomas se manifestem todos ao mesmo tempo: a princípio, a combinação de dois deles já é suficiente para que os médicos solicitem que a pessoa passe pela testagem de Covid-19.

Dos 746 casos confirmados de Covid-19 até esta quinta-feira (21) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), houve relatos de tosse em 366 deles; havendo também 324 comunicados sobre febre, 215 de dor de garganta e 185 de dificuldades respiratórias. A soma de todos supera os 746 pacientes identificados justamente porque uma mesma pessoa pode ter dois ou até mesmo os quatro sintomas.

Cruzamento de dados feitos pela reportagem com base nos microdados divulgados pela SES nesta quinta envolveu a presença de pelo menos dois sintomas. Os números indicam que a combinação de febre e tosse foi a mais comum a ser identificada: 323 pacientes informaram sofrer os dois sintomas ao mesmo tempo –apenas um a menos do que aqueles que tiveram só febre. Eles representam 56% do total de pessoas infectadas com a Covid-19.

A combinação entre tosse e dor de garanta foi apontada por 173 pacientes; enquanto há 148 dados cruzados de febre e dor de garganta. A tosse voltou a aparecer como sintoma frequente junto a 137 pessoas que, além dela, tiveram dificuldade de respirar.

O problema respiratório também ocorreu ao lado de febre para 116 pessoas e com a dor na garganta para 66. É importante frisar que a possibilidade de três ou quatro sintomas podem se manifestar.

Os dados da SES ainda alertam não haver dados confirmados sobre a presença de tosse entre 221 pacientes, de febre para 262, de dor de garganta em 370 e de problemas respiratórios para 400.

SIGA-NOS NO Google News