Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

02/02/2018 09:16

Tosar os cães é fundamental no verão

René Rodrigues Júnior*

O verão é um período que exige muitos cuidados extras não somente com a nossa saúde, mas também com a dos nossos animais de estimação. Com a temperatura alta, a primeira coisa que muitas pessoas tendem a fazer é levar os cães para a tosa, o que de fato é fundamental para manter o equilíbrio da temperatura corporal, pois o pelo é responsável por evitar que o bichinho perca ou absorva muito calor.

Mas quais outros benefícios a tosa pode proporcionar? Antes de mais nada, é importante entender que ela não está relacionada apenas à aparência, mas, principalmente, ao bem-estar, à higiene e à saúde do cão. Aparar a pelagem da maneira correta pode garantir, inclusive, que ele esteja bem longe da ação de parasitas, fungos e bactérias, que tendem a procriar com maior facilidade no clima úmido e quente do verão.

Outro ponto importante é identificar a periodicidade correta para tosar o seu amigo de quatro patas, já que os cortes excessivos podem até provocar danos à saúde. Algumas raças - como Poodle, Shih-Tzu, Cocker Spaniel, Yorkshire e Lhasa Apso - possuem uma pelagem muito alta e precisam ser tosadas com uma frequência maior que as outras.

Também é imprescindível que o dono direcione a tosa para algumas áreas estratégicas do corpo: a genitália e o ânus, que podem acumular restos de fezes, urina ou sujeira; a barriga, onde os pelos costumam embaraçar com mais facilidade; e as patas, que, naturalmente, carregam os vestígios dos locais por onde o bichinho passou.

Por fim, vale ressaltar que, embora seja fundamental, aparar a pelagem está longe de ser a única maneira de colaborar com a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Especialmente durante o verão, água fresca, descanso e passeios em horários em que o sol esteja mais fraco são atitudes que devem ser utilizadas sem medo nesta época.

* René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 21 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
06:44
Cassilândia
Terça, 20 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)