Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Torcidas dos bois Garantido e Caprichoso são avaliadas

Amanda Mota , Agencia Brasil - 28 de junho de 2009 - 18:06

Parintins (AM) - Incluídas na relação dos 21 itens que, por noite, são julgados pelos jurados do Festival Folclórico de Parintins, as torcidas dos bois Garantido e Caprichoso representam um show à parte no evento. Durante as três noites de apresentações, elas cantam e dançam ao som das toadas do boi preferido.

Em Parintins, a participação das “galeras” – como são chamadas as torcidas dos bois – conta ponto tanto para o Garantido quanto para o Caprichoso.

A cada ano, a satisfação com o evento provoca o retorno de milhares de torcedores. Foi o caso da estudante Talita Souza, de Salvador. Depois de ter conhecido pessoalmente o festival no ano passado, ela decidiu repetir a dose e retornar a Parintins nesta época do ano para torcer mais uma vez pelo boi Caprichoso. Para ela, a emoção da torcida contagia desde o primeiro momento.

“Até porque é item de ponto, a torcida é muito valorizada, muito requisitada aqui. No festival, a gente se sente muito importante e essencial para nosso boi, apesar de não estarmos no meio da arena. Além de toda beleza das toadas e do espetáculo, fazer parte da torcida faz a gente querer estar mais vezes no bumbódromo”, disse.

Talita gostou tanto do festival que, além de retornar este ano, conseguiu trazer uma nova turista, a prima Caroline Campos, que mora em Aracaju (SE). Caroline afirma que ainda não definiu o boi de sua preferência, mas que já pensa em voltar.

“Eu vim neutra, sem saber de nada do festival deste ano porque queria que tudo fosse surpresa. À medida que a apresentação vai acontecendo, eu me surpreendo com tudo que foi preparado. Eu sabia que era uma festa grande, mas não nessa proporção. O que me marcou foi o respeito das torcidas entre si. Quando um boi se apresenta, a torcida do boi contrário fica quieta, respeita a manifestação dos torcedores do lado oposto e não atrapalha nada.”

Além das nordestinas Talita e Caroline, o Festival de Parintins trouxe também esse ano um grupo de 14 amigas de Joinville (SC). A empresária Icelda Seara é uma das integrantes do grupo que, pela primeira vez, conseguiu ver de perto essa manifestação folclórica que “divide” Parintins pelas cores vermelha e azul.

“Vir a Parintins era um desejo antigo. Já tinha ido a Manaus várias vezes mas nunca a Parintins. Este ano reunimos esse grupo e ano que vem eu venho com um grupo de 30 ou 40 pessoas, se Deus quiser”, declarou Icelda.

O Festival de Parintins acontece todos os anos, sempre no último fim de semana de junho. O evento é realizado no bumbódromo da cidade, onde acontece o embate folclórico dos bois Garantido e Caprichoso. Durante as três noites, os dois bois apresentam alegorias e personagens que simbolizam temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos.

Hoje (28) à noite será realizada a última apresentação da edição de 2009. Este ano, o tema escolhido pelo Garantido foi Emoção. Já o tema do Caprichoso foi Amazonas: Onde o Verde Encontra o Azul.

Edição: Lílian Beraldo

SIGA-NOS NO Google News