Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/06/2009 18:06

Torcidas dos bois Garantido e Caprichoso são avaliadas

Amanda Mota , Agencia Brasil

Parintins (AM) - Incluídas na relação dos 21 itens que, por noite, são julgados pelos jurados do Festival Folclórico de Parintins, as torcidas dos bois Garantido e Caprichoso representam um show à parte no evento. Durante as três noites de apresentações, elas cantam e dançam ao som das toadas do boi preferido.

Em Parintins, a participação das “galeras” – como são chamadas as torcidas dos bois – conta ponto tanto para o Garantido quanto para o Caprichoso.

A cada ano, a satisfação com o evento provoca o retorno de milhares de torcedores. Foi o caso da estudante Talita Souza, de Salvador. Depois de ter conhecido pessoalmente o festival no ano passado, ela decidiu repetir a dose e retornar a Parintins nesta época do ano para torcer mais uma vez pelo boi Caprichoso. Para ela, a emoção da torcida contagia desde o primeiro momento.

“Até porque é item de ponto, a torcida é muito valorizada, muito requisitada aqui. No festival, a gente se sente muito importante e essencial para nosso boi, apesar de não estarmos no meio da arena. Além de toda beleza das toadas e do espetáculo, fazer parte da torcida faz a gente querer estar mais vezes no bumbódromo”, disse.

Talita gostou tanto do festival que, além de retornar este ano, conseguiu trazer uma nova turista, a prima Caroline Campos, que mora em Aracaju (SE). Caroline afirma que ainda não definiu o boi de sua preferência, mas que já pensa em voltar.

“Eu vim neutra, sem saber de nada do festival deste ano porque queria que tudo fosse surpresa. À medida que a apresentação vai acontecendo, eu me surpreendo com tudo que foi preparado. Eu sabia que era uma festa grande, mas não nessa proporção. O que me marcou foi o respeito das torcidas entre si. Quando um boi se apresenta, a torcida do boi contrário fica quieta, respeita a manifestação dos torcedores do lado oposto e não atrapalha nada.”

Além das nordestinas Talita e Caroline, o Festival de Parintins trouxe também esse ano um grupo de 14 amigas de Joinville (SC). A empresária Icelda Seara é uma das integrantes do grupo que, pela primeira vez, conseguiu ver de perto essa manifestação folclórica que “divide” Parintins pelas cores vermelha e azul.

“Vir a Parintins era um desejo antigo. Já tinha ido a Manaus várias vezes mas nunca a Parintins. Este ano reunimos esse grupo e ano que vem eu venho com um grupo de 30 ou 40 pessoas, se Deus quiser”, declarou Icelda.

O Festival de Parintins acontece todos os anos, sempre no último fim de semana de junho. O evento é realizado no bumbódromo da cidade, onde acontece o embate folclórico dos bois Garantido e Caprichoso. Durante as três noites, os dois bois apresentam alegorias e personagens que simbolizam temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos.

Hoje (28) à noite será realizada a última apresentação da edição de 2009. Este ano, o tema escolhido pelo Garantido foi Emoção. Já o tema do Caprichoso foi Amazonas: Onde o Verde Encontra o Azul.

Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)